Bichos Iniciativa social da Cobasi protege animais em todo Brasil

Iniciativa social da Cobasi protege animais em todo Brasil

‘Cobasi Cuida’ atua em todo o ciclo da proteção animal, desde o controle populacional à adoção

  • Bichos | Renato Fontes, Do R7 Conteúdo e Marca

Iniciativa ‘Cobasi Cuida’ já atendeu milhares de pets desde 1998

Iniciativa ‘Cobasi Cuida’ já atendeu milhares de pets desde 1998

Reprodução/Cobasi

A lei federal 9.605/1998 pune quem pratica atos de abuso contra animais, mas o abandono e maus-tratos de pets ainda é comum no Brasil. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 30 milhões de pets, dos quais 20 milhões são cães e 10 milhões gatos, não têm um lar para morar.

Durante a pandemia essa situação se agravou. Segundo dados da Ampara Animal (Associação de Mulheres Protetoras dos Animais Rejeitados e Abandonados), parceira da Cobasi e que presta ajuda às ONGs e aos protetores independentes da causa animal, o crescimento no abandono de animais foi de 70% em 2020. Esse levantamento foi feito com pelo menos 530 instituições e protetores independentes de todo o Brasil.

Diante desse triste cenário, a atuação da população, ONGs e empresas privadas é essencial para dar suporte a esses animais desamparados e prepará-los para uma possível adoção. É o caso da ‘Cobasi Cuida’, iniciativa social da Cobasi, pioneira no varejo pet em São Paulo dedicada à causa animal.

Conheça o ‘Cobasi Cuida’

Feira de adoção de animais é um dos pilares da ‘Cobasi Cuida’

Feira de adoção de animais é um dos pilares da ‘Cobasi Cuida’

Divulgação/Cobasi

A iniciativa da Cobasi em cuidar de pets abandonados teve início em 1998, muito antes de receber o nome de ‘Cobasi Cuida’. Naquela época, a proteção dos animais ainda não era assunto para a categoria no Brasil. O controle dos cães e gatos de rua era precário e não havia campanhas de incentivo à adoção.

Foi quando a empresa viu que movimentos sociais, que pregavam o cuidado e incentivavam a adoção animal, estavam ganhando força no exterior e trouxe a ideia para cá. Fundou-se então o primeiro centro de adoção na Cobasi Villa Lobos, onde dezenas de cães e gatos tiveram a oportunidade de ganhar um lar. Dessa forma, se tornou a marca brasileira pioneira no assunto.

Ao longo dos anos, o projeto se expandiu e se tornou o que é hoje a ‘Cobasi Cuida’. Atualmente, a iniciativa social trabalha em parceria com mais de 50 ONGs realizando diversas ações de proteção animal em todo país, desde o controle populacional à adoção, conectando animais e pessoas.

Ciclo de proteção da Cobasi

• Resgate
• Atendimento médico
• Controle populacional
• Voluntariado
• Campanha de agasalho
• Castração
• Arrecadação de produtos e alimentos
• Feirinhas
• Adoção

O ‘Cobasi Cuida’ atua em todo o ciclo de cuidado de um animal em situação de vulnerabilidade, sempre baseado nos princípios de saúde única, que estabelece uma conexão entre saúde humana, saúde animal e meio ambiente

Daniela Bochi, gerente de marketing da Cobasi

Portal R7

Para ajudar ou saber mais sobre a iniciativa social ‘Cobasi Cuida’, clique aqui.

Como denunciar maus-tratos a animais?
Caso flagre situações de maus-tratos contra os animais, você pode fazer a denúncia de forma anônima, com sigilo garantido nos seguintes canais:

● Polícia Militar: 190
● Disque Denúncia: 181
Site do IBAMA (no caso de animais silvestres) - Linha Verde: 0800 61 8080
Site do Ministério Público Federal

Últimas