Bichos Fortes chuvas exigem cuidados com os pets, veja o que fazer

Fortes chuvas exigem cuidados com os pets, veja o que fazer

Veterinária da DogHero compartilha dicas para manter o bem-estar de bichos e tutores durante a estação chuvosa

  • Bichos | Do R7

Passear com os cães durante o tempo de chuvas pode se tornar um desafio

Passear com os cães durante o tempo de chuvas pode se tornar um desafio

Reprodução/Pexels

As fortes chuvas que têm ocorrido em várias regiões do país também acendem alertas para o bem-estar dos pets. Tempestades e alagamentos podem ocorrer de repente e todos precisam de cuidados, inclusive os animais de estimação.

Além disso, as tempestades podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento, trovões, vendavais, granizo, enchentes e inundações, o que traz a necessidade de proteger não apenas a família, mas também os bichinhos.

Um dos riscos das fortes chuvas é a exposição a micro-organismos e bactérias, pois os cães podem contrair leptospirose, parasitas, intoxicações (se houver resquícios de gasolina ou pesticidas na água, por exemplo) e problemas de pele. Já os gatos ainda podem sofrer com a panleucopenia felina.

“Além dos problemas conhecidos, a água da chuva pode ser uma vilã para as articulações do pet. O problema ocorre principalmente em bichos mais idosos, pois a soma do corpo molhado mais as baixas temperaturas potencializam as dores nos animais de estimação”, explica a médica veterinária, Thaís Matos, da DogHero, empresa de serviços para pets.

Para ajudar a enfrentar a estação chuvosa, Thais selecionou dicas que merecem atenção:

Evite a água parada

undefined

Em situações extremas de enchentes e inundações, a veterinária recomenda que os animais não tenham contato com água parada, nem devem bebê-la. Caso se molhem, é importante mantê-los secos e limpos. Importante, ainda, certificar-se de que a vacinação do pet esteja em dia. E, caso ele  apresente febre, vômito, urina escura ou apatia, deve-se procurar ajuda de um profissional.

Como passear em dias chuvosos

undefined

Cães adoram passear. Mas, se estiver chovendo, o ideal, segundo a veterinária, é esperar a chuva passar e só depois sair com o pet. Ainda assim, durante os passeios, o tutor e o animalzinho podem ser pegos desprevenidos pela chuva.

Uma das sugestões é utilizar uma capa de chuva própria para cãezinhos, que pode ser encontrada em lojas especializadas para animais de estimação. Apesar do acessório proteger o corpo do pet, as patas continuam expostas. Então, ao voltar para casa, deve-se higienizar as patinhas dos bichos, para evitar frieiras e outras doenças. Se o tempo piorar, o ideal é se abrigar em um local seguro e esperar a chuva passar.

Kit de emergência para o pet

Ao sair de casa com o animal de estimação, os tutores precisam estar preparados para os piores cenários. Se, durante o passeio, cair um temporal e não for possível voltar para casa, ter um kit de emergência é essencial. A primeira providência é separar a alimentação do pet em quantidade suficiente para longas horas fora de casa.

Caso o pet faça uso de medicações, é importante levá-las também, junto com água potável. Outros itens que podem compor o kit emergencial do pet são: brinquedos, para distrair e manter a calma diante de trovões; coleira e guia, para evitar que ele escape, se perca ou se machuque na fuga; comedor portátil; toalha e itens de higiene para limpar as patas e secar o pet, caso ele se molhe muito.

Amenize o medo da chuva

Chuvas fortes e tempestades causam medo nos pets. Atente para os sinais de que o bichinho está desconfortável com a situação: respiração ofegante, coração acelerado, nariz quente, pupilas dilatadas, salivação excessiva, rabo entre as pernas e orelhas e cabeça baixa.

Ao perceber que vai chover, o tutor pode tomar algumas medidas para amenizar a apreensão do pet, como deixar a caminha ou casinha em um local abrigado, manter os brinquedos à disposição e passar muita segurança, dando carinho e falando com tom de voz de baixo. Caso ele se esconda, tirá-lo do local não é uma boa opção, afinal é onde ele está se sentindo seguro no momento.

Últimas