Como cuidar da higiene pessoal do seu bicho de estimação em casa

Muitos tutores, para evitar a ida ao petshop nesses tempos de isolamento, estão tratando dos bichinhos por conta própria. Veja como fazer

Os banhos podem ser dados em casa

Os banhos podem ser dados em casa

Reprodução/Fox News

O isolamento social, mais o fechamento de serviços não essenciais, tem dificultado a vida de quem quer tosar e cuidar da higiene pessoal de seus cães e gatos.

Às vezes o resultado pode ser hilário e desastroso, como no caso de Mashi, um lulu da pomerânia que ficou irreconhecível após a dona tosar seus pelos.

Antes e depois de cãozinho viraliza nas redes sociais

Para evitar tais armadilhas, confira as dicas de um como cuidar com segurança de seus bichinhos em casa. Primeira coisa: você realmente deve tosar seu animal de estimação?

"É importante manter os cuidados de higiene com os animais de estimação, para que não causem problemas médicos", explica Rachael Rudman, gerente de um canil da North Shore Animal League America. O excesso de pele pode ficar embaraçado e levar a problemas de pele, ou até obstruir a visão do animal.

"Eu diria que, desde que você esteja seguro e usando as precauções recomendadas para tomar banho, cortar unhas ou aparar o pelo, não há razão para não fazer certos procedimentos de limpeza em casa", avalia a  especialista,

Aparar adequadamente as unhas do seu animal de estimação também é uma obrigação, para que não quebre, dificulte a caminhada ou se encaixe nas patas do animal. A especialista recomenda entrar em contato com o seu médico regularmente.

Por onde você deve começar? Rudman sugere iniciar qualquer rotina de limpeza, certificando-se de que os pelos e a pele de seu animal de estimação sejam saudáveis, escovando-os uma ou duas vezes por semana, "especialmente se forem de pelo comprido", para evitar manchas e derramamentos excessivos.

"Lembre-se também de manter seus animais de estimação limpos", aconselha a especialista. “Dê-lhes um banho uma vez por mês com xampu canino/felino, como foi feito para a pele. É importante manter a pele limpa e saudável para que não desenvolvam dermatites. ”

E lembre-se de evitar colocar água nos ouvidos ou no nariz do animal, já que eles não podem expulsar facilmente a água por conta própria e isso pode causar infecção ... se deixada lá por um longo período de tempo".

Lixar as unhas é mais seguro do que cortar

Lixar as unhas é mais seguro do que cortar

Reprodução/Fox News

É uma boa ideia cortar os pelos e as unhas? "Se você nunca tosou seu animal de estimação, agora não é hora de começar", diz Rudman, que aconselha alguns "cortes de baixa manutenção".

“O máximo que eu sugeriria fazer é aparar as áreas que mais precisam. Seu animal de estimação pode não parecer o mais elegante, mas durante esses tempos difíceis, o importante é mantê-lo seguro", aconselha a especialista

"Para aparar as unhas, se você nunca cortou as unhas de um animal antes, é altamente recomendável não cortá-las, pois você pode atingir o nervo que está dentro da unha e pode causar dor e sangramento. Se suas unhas estão ficando muito longas, tente usar uma lixa de unha para raspar um pouco. ”