Bichos Bichos de estimação podem ser vegetarianos? Especialistas respondem

Bichos de estimação podem ser vegetarianos? Especialistas respondem

Veterinários afirmam que há rações balanceadas, mas gatos não podem aderir à moda

  • Bichos | Do R7

Cães podem ser vegetarianos, desde que com ração balanceada

Cães podem ser vegetarianos, desde que com ração balanceada

Thinkstock


O dálmata Nino, de 14 anos, come ração vegetariana desde que tinha um ano. O dono, Clovis Martins, garante que a comida sem carne foi a solução para acabar com doenças de pele, típicas da raça.

Muita gente tem optado por não dar mais qualquer tipo de carne aos bichos, principalmente famílias que já são vegetarianas.

Mas a verdade é que não se pode transformar animais em vegetarianos sem que haja acompanhamento médico ou seja dada ração muito balenceada.

A veterinária Fernanda Splendore  trabalha também com ração vegetaria e diz que pode ser a solução para muitos cães alérgicos.

De acordo com ela, o Colégio Brasileiro de Nutrição Animal comprovou em estudo que rações balanceadas, mesmo sem carne,  suprem as vitaminas de que o cão precisa.

Viagem com cães! R7 Viagens mostra dicas de segurança com seu melhor amigo

— Lógico que tem que ser balanceada e equilibrada, e o bicho, acompanhado com nutricionista.Não indico para todos os animais.

A médica também não indica que seja imposta uma dieta vegetariana de comida ao bicho. Já para gatos, nem ração vegeratiana pode ser dada.

— Gatos não produzem taurina. A ração de gato já tem a proteína animal com os elementos .

A nutricionista de animais Aline Almeida,  doutora da Universidade Federal de Viçosa, acha que uma alimentação vegetariana, mesmo aos cães, vai contra a natureza do bicho.

— Muitos pesquisadores vêm com fórmula matemática,  e a ração vegetatiana  vem balanceada e suplementada. Mesmo assim, pode não favorecer a digestibilidade. Acho que é preciso respeitar a biologia do animal.

Acesse o R7 Play e assista à programação da Record de onde e quando quiser

Já pensou em acampar com o seu cão? Veja só a galeria abaixo e apaixone-se!

Últimas