Veja como evitar acidentes domésticos durante a quarentena

Idosos são as principais vítimas de quedas dentro de casa, mas alguns cuidados ajudam a reduzir os riscos

Idosos são vítimas de acidentes domésticos

Idosos são vítimas de acidentes domésticos

Pexels

Quanto mais tempo em casa, maiores as chances de sofrer um acidente doméstico. A equação é simples. De acordo com dados Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia,  75% das ocorrências das quedas ocorrem dentro de casa e 50% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano.

Banheiro e cozinha são os ambientes mais perigosos para os acidentes, que são potencialmente mais perigosos para idosos e crianças. "Para os idosos o problema fica ainda mais grave já que eles têm a musculatura mais rígida e fraca e eles possuem mais desequilíbrio", explica Cadu Ramos, fisioterapeuta especialista em traumatologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Confira algumas dicas para minimizar os riscos.
 

Idosos e crianças correm maior risco

Idosos e crianças correm maior risco

Pexels

Ao se levantar da cama – durante a noite ou pela manhã
É importante evitar usar chinelos ou só meias. Antes de se levantar, vale sentar na cama primeiro, ascender uma luz que deve ficar logo ao alcance das mãos, com algum interruptor na cabeceira da cama ou um abajur.

Livre o caminho
As cadeiras, tapetes, calçados e fios não devem estar no caminho da cama até a porta do quatro, por exemplo, e nem nos corredores de acesso da casa. Tomadas e quinas devem estar sempre protegidas das crianças.

Cuidado com as subidas
Seja para subir um pequeno degrau ou usar algo para alcançar algum objeto, a tenção precisa ser redobrada nessas horas. É essencial prestar a atenção e olhar cada degrau antes de pisar e nunca se distrair com outra coisa enquanto sobe ou desce uma escada. No mais, os objetos devem estar sempre à mão e ao alcance, para subidas maiores – como trocar uma simples lâmpada, vale chamar sempre um especialista.

Sapatos
Aqueles modelos em que o pé fica bem encaixado e com sola antiderrapante são os mais ideais para usar dentro de casa, sempre.