Sport Life Qual a melhor intensidade no treino para perder calorias?

Qual a melhor intensidade no treino para perder calorias?

Nem sempre o treino de alta intensidade trará os melhores resultados para quem precisa gastar calorias. Descubra o melhor a se fazer!

Sport Life
Getty Images

Getty Images

Sport Life

Por falta de tempo ou por considerarem o treino cardiovascular monótono, muita gente acaba preferindo treinar rapidinho e mais intensamente, pensando que irão gastar as mesmas calorias. Contudo, isso exige muita atenção já que nem sempre trará os resultados desejados. Quer saber mais? Então não deixe de conferir nosso texto!

As calorias são sensivelmente as mesmas, mas os substratos energéticos são diferentes. Ou seja, treinar mais rápido não será tão eficaz. Em intensidades altas de exercício, o organismo só utiliza glicose (glicogênio muscular) e nunca gordura. Por isso é por vezes errado substituir treinos de baixa por alta intensidade.

Exercício de alta intensidade também requer períodos de recuperação maiores. Treinar intensamente todos os dias leva a um estado de sobretreino e a um risco maior de lesão. Por outro lado, você pode fazer exercício leve a moderado diariamente e até em situações de restrição calórica. Logo, se você treinar todos os dias, é possível que você gaste muito mais calorias ao longo do mês.

A grande vantagem para quem prefere altas intensidades é que elas elevam o metabolismo de tal forma que o organismo queima mais calorias durante o dia. Se você quer perder peso, faça um treino de força. Além de tonificar o corpo, evitando a perda de massa muscular, obtém-se o benefício de elevar o metabolismo, já que a massa muscular ativa precisa queima calorias.

Não coma logo depois do treino, independentemente de sua intensidade. Ao terminar o exercício, convém esperar um pouquinho antes de fazer um lanche (água deve beber-se, claro), já que o organismo continua a degradar gorduras durante um tempo e a consumir ácidos graxos que estão na corrente sanguínea. Coma 45 minutos a 1 hora depois do treino. Evite sucos e outras bebidas açucaradas antes e durante o exercício (exceto de for longas distâncias), mas beba água com abundância.

Últimas