Sport Life Pular corda: método simples e eficiente para emagrecer

Pular corda: método simples e eficiente para emagrecer

Pular corda por cerca de meia hora faz você perder cerca de 400 calorias. Gostou da ideia? Aprenda como deve ser o seu treino

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Você se lembra de quando pulava corda sem parar no recreio da escola? Pois saiba que essa atividade, por mais simples e recreativa que seja, também pode fazer muita diferença no seu programa de emagrecimento. Além disso, é algo muito bom para se fazer no momento de pandemia, já que é possível realizar sozinho e dentro de casa.

Basta ter um lugar espaçoso na casa, uma corda e colocar um tênis confortável. A atividade serve para emagrecer e melhorar o condicionamento físico. “Como qualquer atividade cardiorrespiratória, tem-se um aumento do bem-estar provocado por uma liberação hormonal (de endorfina), alto gasto calórico, melhoria dos níveis de colesterol e glicemia, redução da pressão arterial, etc.”, afirma o professor de educação física Marcus Mattos.

Quer tentar retomar a esta prática? Então, siga as dicas abaixo.
 
Comece com um breve aquecimento. Para tanto, pule a corda em ritmo lento, pois isso permite que você aumente gradualmente o fluxo sanguíneo e os batimentos cardíacos.

Gire a corda usando os pulsos e os antebraços, não os ombros. Para ficar mais fácil, faça pequenos círculos ajustando o comprimento dela e mantenha as mãos na altura da cintura. Também é muito importante que você relaxe os ombros e o pescoço.

Dê pulos curtos e toque o chão com as pontas dos pés. Durante o movimento, procure coordenar as mãos e os pés.

Respire com naturalidade. Se você sentir que está ofegante, diminua o ritmo ao pular a corda. Procure sempre manter uma frequência que permita que você respire tranquilamente.

Comece pulando corda somente por 5 minutos. Descanse um pouco no fim de cada uma das sessões e depois aumente o ritmo até que passe a saltar 10, 15, 20, 25 e, mais tarde, 30 min seguidos.

Escolha a corda certa. Comece com uma comum. Depois, quando se sentir familiarizado com o exercício, opte por uma feita de borracha, para que possa saltar em um ritmo mais forte. O último estágio é usar uma corda com pesos.

Últimas