Sport Life Preste atenção nesses 8 tópicos para deslanchar na corrida

Preste atenção nesses 8 tópicos para deslanchar na corrida

Se quer saber no que prestar atenção para ganhar rendimento na corrida, não perca essas sugestões que reservamos para você

Sport Life
IStock – Getty Images

IStock – Getty Images

Sport Life

Nós temos 8 sugestões para te auxiliar a evoluir na corrida. Confira!

1. Ouça seu corpo
O momento da corrida é aquela hora do dia que permite um contato íntimo com seu corpo. Preste atenção ao seu coração, pulmão, pernas. Tudo está trabalhando em função da corrida e do seu prazer no momento. Aproveite!

2. Equilibrista
Correr na rua ou em trilhas obriga você a desviar rapidamente de obstáculos, buracos, pedras, galhos e desníveis, tornando-o cada vez mais ágil.

3. Petiscos liberados
“Uma pessoa de 70 kg queima em média 500 calorias durante uma hora de corrida. Assim, se o gasto energético diário normal é de 2 000 calorias, no dia da corrida é de 2 500. Como um bombom sonho de valsa tem 115 calorias, por exemplo, esse corredor pode cometer alguns deslizes sem prejudicar a dieta”, conta Serena del Favero, nutricionista especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp.

4. Viva mais

Uma revisão de 22 estudos descobriu que as pessoas que fazem 2,5 horas de exercícios ao ar livre por semana têm 19% menos probabilidade de morrer prematuramente. E tem mais: a corrida pode estender a vida em até seis anos, de acordo com um estudo com moradores de Copenhague (Dinamarca), que envolveu quase 20 mil pessoas. Os cientistas descobriram que aqueles que corriam de uma a duas horas e meia por semana tinham uma expectativa de vida de 6,2 anos maior para homens e de 5,6 anos para mulheres.

5. Cabeça fresca
Durante a corrida, é normal que o foco seja a própria atividade, e os problemas vão sendo esquecidos. Questões de trabalho e relacionamento dificilmente têm vez enquanto você se esforça para terminar seus cinco tiros de 300 m. “Durante o treinamento de corrida, você está concentrado em cumprir suas metas de treino e, com isso, toda e qualquer preocupação fica em segundo plano”, explica Alexandre Machado, diretor-técnico da GO Runners Assessoria Esportiva e idealizador da metodologia VO2 Pro de treinamento.

6. Mude o terreno
Correr na areia úmida tem baixo risco de lesão, pois apresenta 30% menos impacto em relação ao asfalto. Na areia seca, menos 80%. E lá se vão as calorias, o gasto energético é de quase três vezes maior que a corrida na grama.

7. Controle emocional
Além do esforço físico, a corrida também trabalha com a parte psicológica. Com o tempo, você aprende a manter a paciência quando os quilômetros parecem ser intermináveis e a lidar com os imprevistos que surgem o tempo todo, como a dor, o desconforto e desafios extras.

8. Curta suas músicas favoritas
Além de ser um tempo para cuidar de si, a corrida pode ser feita ao som da sua playlist preferida. Estudo da Universidade de Brunel (Inglaterra) provou que a música traz a sensação de o tempo passar mais rápido, diminui a percepção do cansaço e ainda melhora o humor.

Últimas