Sport Life No dia da Natação, veja 7 razões para começar a praticar

No dia da Natação, veja 7 razões para começar a praticar

Se em 8 de abril é celebrado o dia Natação, queremos te dar 7 motivos para deixar a preguiça de lado e cair com tudo na piscina!

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Ao longo da sua vida você já deve ter ouvido falar muito bem da natação. Que ela é uma atividade completa, inclusiva, que ajuda a tratar lesões e deixa o corpo tonificado… Mas, mesmo assim você ainda não tem certeza de todos esses benefícios? Então, confira a lista que fizemos com a professora de educação física Luciana Soares Netto sobre o tema.

1. É pra todo mundo: “A natação é indicada para todo o tipo de público. Ela costuma ser uma atividade prazerosa e, pode até ser desafiadora, caso a pessoa tenha medo d’água ou algum tipo de restrição”, afirma.

2. Tonifica o corpo: A água, por si só, já faz uma ‘drenagem’ no nadador, auxiliando quem tem retenção de líquidos. Além disso, com uma intensidade adequada, ela pode promover aumento de força muscular, resistência e gasto calórico.

3. Mais flexibilidade: a água propicia relaxamento articular e muscular, o que já auxilia na melhora da flexibilidade. “A melhoria na técnica dos estilos também está diretamente ligada ao maior alongamento possível durante a realização do nado”, complementa.

4. Sensação de bem-estar: o corpo libera adrenalina e endorfinas, principalmente em treinos mais intensos, fazendo com que o praticante do esporte sinta-se bem, pronto para relaxar e recuperar-se.

5. Para toda família: Não existe uma idade correta para iniciar a natação e nem para parar! Contudo, é recomendado que os bebês iniciem a prática após os 6 meses de idade, quando as principais vacinas já foram dadas e eles estão mais resistentes aos vírus e bactérias.

6. Ajuda no tratamento de lesões articulares: gestantes, pessoas com problemas articulares ou com sobrepeso podem – desde que com liberação médica – praticar a natação. “Por ser uma atividade que reduz a ação da gravidade sobre o praticante, a natação não causa impacto articular (desde que não atleta) e ainda pode auxiliar no tratamento de lesões”, reforça Luciana.

7. Atividade completa: Pode melhorar a capacidade pulmonar e sua resistência aeróbica, tonificar o corpo e auxiliar no emagrecimento, amenizar sintomas de dores na lombar e de doenças respiratórias, além de trazer mais flexibilidade ao praticamente. É ideal para quem busca se movimentar, no entanto, sem muito impacto nas articulações.

Últimas