Sport Life Incluir chimarrão na dieta é garantir 7 benefícios ao corpo

Incluir chimarrão na dieta é garantir 7 benefícios ao corpo

24 de abril também é o Dia do Chimarrão. Por isso, temos uma lista de 7 benefícios que ele promove ao nosso organismo; confira!

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

O chimarrão é uma bebida muito popular, principalmente no sul e no centro-oeste do Brasil, além de países vizinhos como Uruguai, Paraguai e Argentina. Aproveitando que 24 de abril é o dia dele, pedimos para Sthepanie Venturi, nutricionista da Fit Food, apontar os benefícios dele para nossa saúde. Então, veja nosso Top-7!

1. Ajuda a ter mais energia: o chimarrão é feito com erva mate, que é rica em cafeína, um estimulante natural que ajuda a diminuir o cansaço/fadiga, trazendo mais disposição e energia no dia a dia.

2. Tem função diurética: auxilia a não inchar/reter líquidos, pois elimina as toxinas no nosso organismo. 

3. Fonte de vitaminas e minerais: é uma bebida rica em vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. Alguns exemplos são o fósforo, o ferro, o potássio, a vitamina A, a vitamina B1 e a vitamina C.

4. Pré-treino: consumir o chimarrão antes dos exercícios físicos é muito útil, devido a presença da cafeína na erva mate.

5. Rico em antioxidantes: ajuda a retardar o envelhecimento precoce das células (como envelhecimento da pele), devido aos compostos fenólicos presentes no chá.

6. Auxilia na digestão: após grandes refeições, como o almoço, o consumo de chimarrão pode auxiliar no processo da digestão. Pois, ele possui propriedades digestivas e estimulando a liberação da bile.

7. Pode ser um grande aliado no processo de emagrecimento: pela sua função diurética e por ser um estimulante natural. Com ele, você consegue ter mais disposição e mais energia para treinar, ou seja, queima mais calorias e elimina o inchaço.

Dose diária ideal

No entanto, vale reforçar que tudo em excesso faz mal. A quantidade por dia é de cerca de 600 mL e não deve exceder 1 L. “O chimarrão tem efeito estimulante. Então, não aconselho para pessoas que sofrem de ansiedade, por acelerar ainda mais o metabolismo. Assim como pessoas mais nervosas ou irritadas, que sofrem com insônia, apresentam hipertensão ou ainda que apresentam sensibilidade ou intolerância à cafeína. Além disso, gestantes, lactantes e crianças também não devem fazer o consumo”, conclui. 

Últimas