Sport Life Hollowing e bracing: técnicas para reduzir gorduras no abdome

Hollowing e bracing: técnicas para reduzir gorduras no abdome

Descubra o hollowing e o bracing, métodos que irão te ajudar a reduzir aquela gordura que insiste em ficar na região abdominal

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Normalmente, a região do abdome é a que mais acumula gordura e incomoda quem quer emagrecer. Ela atrapalha o bom caimento das camisetas e ainda dificulta na hora de fechar o zíper da calça ou da saia. No entanto, existem duas técnicas que podem ajudar a reduzir – e muito – esse efeito. Conheça o hollowing e o bracing!

O hollowing é como se você soltasse todo ar de sua barriga para que a área inferior do estômago vá até a coluna vertebral. Isso ativa a os músculos profundos, mas deixa de lado os músculos abdominais superficiais, que são pouco estimulados.

E o bracing é simplesmente contrair o abdome como se você estivesse prestes a ser atingido no estômago (você não precisa forçá-lo por completo). Ele vai fazer você sentir que algo está puxando seu estômago, mas na verdade ele está ativando todas as camadas de músculos abdominais, juntamente com músculos na região lombar.

Por que é que o bracing é considerado melhor que o hollowing?

1 – Mais força: A estabilidade da coluna depende da totalidade dos músculos implicados e não apenas do transverso. É importante ativar os oblíquos, especialmente o externo, face à sua enorme implicação na estabilidade lombar-pélvica. O hollowing inibe a ativação dos oblíquos, ao passo que o bracing vai aumentar essa ativação, sem deixar de incluir o transverso abdominal.

2 – Maior equilíbrio: A estabilização de uma estrutura só é realmente eficaz se a base que suporta os cabos que a estabilizam for mais larga. Ao diminuir o perímetro da cintura (encolhendo a barriga), reduz essa base e, então, perde a mais-valia dos restantes músculos capazes de garantir uma capacidade total para estabilizar a coluna.

3 – Maior estabilidade: Após vários exames de estabilidade da coluna face à ação de forças externas, verificou-se que existe uma maior estabilidade da coluna quando se promove o bracing (contração voluntária de todos os músculos abdominais) relativamente ao hollowing (diminuição do perímetro da cintura por encolher a barriga).

Exercício de Bracing: fortalece o abdome e pode ser feito em pé, sentado ou deitado.

Coloque as mãos em torno de sua cintura e tencione seu estômago como se alguém fosse atingi-lo com força. Por fim, aumente a contração, de modo que você sinta seu abdome enrijecer e a mantenha por 10 segundos. Repita a operação por cinco vezes.

Últimas