Sport Life Físico e psicológico: o preparo ideal para correr a maratona

Físico e psicológico: o preparo ideal para correr a maratona

Oito vezes campeão da Maratona da Disney, Adriano Bastos falou sobre sua preparação em Live realizada pela SL

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Pela terceira semana seguida, a Sport Life promove encontros online para falar sobre corrida de rua. Na última segunda-feira (19), o professor Gabriel Fernandez (@coach_gabrielfernandez) trouxe para o papo Adriano Bastos, oito vezes campeão da Maratona da Disney e Diretor técnico e treinador da Adriano Bastos Treinamento Esportivo. Ele contou sobre a preparação física e psicológica para disputar uma maratona.

“O que mais me ajudava era fazer grande parte da rotina de treinamento sozinho. Esse era meu trabalho mental, de vencer a solidão e cumprir a sessão de treino. A cabeça se fortalecia nesses momentos e ir para a prova, onde tinha a motivação e a adrenalina da disputa deixava tudo mais fácil”, avaliou.

Segundo ele, é preciso de um bom tempo de treinamento para correr os 42.195 m em uma prova. “É preciso ter uma vivência com corrida. A maratona requer um amadurecimento físico e mental. Você precisa ter um belo preparo. A pessoa já precisa ter uma bagagem, correr há pelo menos um ano. Acho um erro a pessoa querer encarar a distância com menos de um ano, pois é muito agressivo se você não tiver o preparo adequado. E ter cabeça para saber que vai ficar muito tempo correndo. Sempre recomendo às pessoas quando começam: pensem primeiro em 5 km, melhore a velocidade e depois pense em uma meia-maratona. Dá para correr até 4 em um ano. Aí, no segundo ano de corrida, dá para começar a planejar a maratona”, afirmou.

Adriano também falou sobre seu início precoce no mundo esportivo. “Comecei com 12 anos de idade. Tenho 43 anos e 31 de esporte. Muitos dos que me acompanham são da nova geração e nem sabem o que fiz lá trás. Meus irmãos foram meus incentivadores, era algo que estava no meu convívio e passei a gostar desde muito cedo. Troquei a rotina de adolescente por uma de esporte, que foi onde me identifiquei. Comecei no triatlo. A minha corrida se destacava, era a melhor modalidade, e isso me levou para as maratonas. Chegar ao nível de vencer a maratona da Disney oito vezes, chegar em campeonato mundial foi muito além do que imaginava”, declarou.

Sport Life Run

SL tem um conteúdo vasto sobre corrida de rua no canal no YouTube. Acompanhe e se inscreva, para não perder nada!

As inscrições estão abertas para a primeira Sport Life Run, corrida virtual de 5, 10 e 21 km. Você pode se inscrever através do Ticket Agora, Minhas Inscrições e Sympla até o dia 15 de outubro.

Outras Lives de SL

Fique atendo que nosso calendário de Lives segue durante esta semana. Nesta terça-feira (20), às 21h, teremos a presença de Said Ali, o @colecionadordecorridas.

Veja os outros encontros que já foram feitos pela SL.

Ana Paula e Neusa Setsuko, das Divas que correm

Rodrigo Xavier, da RX Assessoria Esportiva

Mestre Lu, da Move Better Team

Rodrigo Lobo, da Lobo Assessoria

Bruna Coelho, das Divas que correm

Xileno, da 8 K todo dia

Darlan Duarte, da Pacefit

Gustavo Maia, do Programa Fôlego

Zeca, da Z-track Assessoria Esportiva

Últimas