Sport Life Exercícios ajudam a relaxar após a jornada de trabalho

Exercícios ajudam a relaxar após a jornada de trabalho

Exercícios realizados ao fim do home office auxiliam a reduzir o nível de estresse, que pode levar a várias doenças

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

A exaustão no fim do expediente e também mudanças na saúde, como estresse, ansiedade e outros têm sido um relato comum entre muitas pessoas. Segundo dados da International Stress Management Association, 72% dos brasileiros que estão ativos no mercado, observam sintomas ocasionados pelo estresse. Desse total, 32% sofreriam de Burnout e 92% das pessoas com a síndrome continuariam com seus afazeres. Os dados revelam que a rotina de serviço pode alterar o cotidiano, entretanto a inserção de atividades no dia a dia podem contribuir para a redução desses sintomas. A prática corporal do Lian Gong, que possui 18 exercícios para ajudar na respiração e circulação sanguínea, se mostra como uma das opções viáveis após a jornada.

O Lian Gong ou  Yi Qi Gong que significa Yi: beneficiar, potencializar e ampliar, Qi: o sopro vital, e Gong: treinamento, dedicação e aquisição de habilidade é uma prática com 18 exercícios corporais que, aliada a tratamentos medicamentosos, auxilia na prevenção de doenças, entre elas as respiratórias crônicas, como bronquite, e na melhora do sistema cardiorrespiratório. Esses exercícios ajudam a respiração e a circulação sanguínea, e são indicados para todos desde que se escolha os exercícios conforme os próprios limites e adaptação. Segundo o terapeuta e especialista na prática do Yi Qi Gong, Ricardo Amarante, é necessário praticar pelo menos uma vez por dia após o expediente para conquistar resultados satisfatórios.

O Yi Qi Gong aliado à caminhada, práticas corporais leve e à falta de contato com telas (celulares, computadores, tablets e outros), após a jornada de trabalho, auxilia na diminuição do estresse. “Além de ficar longe de agitações, também é bom evitar dormir no final da tarde e aproveitar para praticar o Lian Gong entre as 17h e 19h para não prejudicar o sono noturno”, comenta. 

Segundo dados da Biblioteca Virtual em Saúde, ao longo do período os praticantes relatam o antes e depois com um aumento de frequência em 75% dos exercícios, melhorando a saúde mental de 71,27% para 81,45% e dos aspectos emocionais de 72,81% para 94,81% e estado geral da saúde de 62,27% para 80,45%. Ricardo Amarante considera os dados importantes, pois revelam a prática do Yi Qi Gong como um exercício benéfico para o término do dia de maneira a contribuir para uma boa saúde física, mental e emocional.

Para o especialista, a prática quando feita com maior frequência faz com que a pessoa adquira maiores resultados e traz benefícios para todo o corpo. “Lembre-se sempre de praticar com entusiasmo, otimismo, dosagem adequada, aperfeiçoamento gradativo, mobilizando a força interna e com muita alegria. Tenha sempre em mente que para  prevenir e tratar de doenças se faz necessário persistência e regularidade nas práticas”, explica.

Últimas