Sport Life Evite os 7 erros que impedem o bom desempenho na corrida

Evite os 7 erros que impedem o bom desempenho na corrida

Se você quer saber como evitar problemas na hora de correr, leia com muita atenção as 7 dicas para melhorar o seu rendimento

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Tem muita gente que pensa: ‘basta eu sair correndo por aí para começar a praticar uma atividade física’. Mas, não é bem assim. Algumas falhas comprometem o desempenho ao correr. Se você quer saber como evitar que isso aconteça com você, leia com atenção as 7 dicas que separamos para você.

Correr todo dia

Até mesmo atletas profissionais precisam de um tempo de descanso. Se você realizar atividades todos os dicas, seu corpo não conseguirá ter tempo para se recuperar e assimilar a carga que foi oferecida. Treinar diariamente torna elevadíssimos os riscos de overtraining e, sobretudo, de lesões. Como regra geral, reserve pelo menos um dia de descanso na semana. Caso a vontade de se movimentar seja muito grande, pratique o ‘descanso ativo’, ou seja, faça algo bem diferente da sua corrida. Por exemplo, vá nadar se você um corredor.

Manter a intensidade baixa

Se você quer evoluir na corrida, evite manter um ritmo mais lento. Ficar no famoso ‘trote’ pode até ajudar a desfrutar mais da paisagem, no entanto são os treinos de velocidade que vão preparar a musculatura para correr mais. Para saber se não pegou pesado demais no intervalado, meça a fre­quência cardíaca depois de finalizada a última série. Meça novamente 1 min depois. Se não baixar ao menos 30 batimentos nesses 60s, é sinal de que exagerou.

Não alternar o ritmo

Treinar em diferentes níveis de intensidade fará com que você evolua. Por isso, é muito importante montar uma planilha de treinos que tenha diferentes cargas.

Não fazer musculação

Evidentemente, que a prática de uma atividade física irá fazer com que os músculos mais ativos ganhem um pouco de força. Mas, é preciso fortalecer a musculatura que será usada na corrida. Para isso, você pode treinar com pouca carga e faça muitas repetições. Não esqueça que o objetivo da musculação aqui não é ficar forte.

Escolha do tênis

Um calçado ruim pode arruinar o seu corpo e a sua corrida. Se não está sobrando dinheiro, como evitar que ele atrapalhe? Simples, procure bem um modelo mais em contra e economize ao escolher as roupas. Cuidado para não escolher modelos leves demais. Dê prioridade à estabilidade e ao amortecimento. E compre um adequado ao seu tipo de pisada. Uma boa dica é comprar o tênis no fim do dia. É o momento em que o pé está mais inchado, portanto não o incomodará depois.

Não selecionar as provas

Se a ideia é melhorar as suas marcas, deve aprender a dizer não e selecionar apenas as corridas que interessam. Cuide do corpo se pretende continuar correndo por muitos anos. Você pode até fazer duas maratonas por ano, desde que sejam em semestres diferentes.

Não relaxar

Por fim, não se esqueça de apesar de correr ser muito importante, existem outras coisas na vida. Se você não fizer mais nada e nem falar sobre outros assuntos, acabará se desmotivando naturalmente.

Últimas