Sport Life Dia do Homem: 5 alimentos para prevenir o câncer de próstata

Dia do Homem: 5 alimentos para prevenir o câncer de próstata

Aproveitando o Dia do Homem, veja o que é preciso incluir e o que deve ser evitado na sua dieta para prevenir o câncer de próstata

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Causa de morte de mais de 1.500 homens por ano no Brasil, o câncer de próstata é uma doença que exige cuidado e atenção. Aproveitando que 15 de julgo é o Dia do Homem, vamos alertar quais alimentos podem ajudar na prevenção desse mal.

“A alimentação é a melhor maneira para prevenção de doenças, inclusive câncer de próstata. Os alimentos, quando fritos, produzem acroleína, uma substância potencialmente carcinogênica e diretamente relacionada à incidência de câncer de próstata”, conta a nutricionista da LC Restaurantes, Vanessa Caluete.

A especialista também diz carne vermelha em excesso e pedaços queimados, como a crosta da carne de churrasco, bem como Corantes, conservantes, acidulantes e adoçantes podem aumentar o risco da doença. Por outro lado, aponta que mamão, pimentão, repolho, couve-flor, couve-manteiga e brócolis são aliados na saúde dos homens. Para completar, ela fez uma lista com os 5 alimentos que são os maiores aliados no combate ao câncer de próstata. Confira as dicas para o Dia do Homem!

1) Tomate: Fonte de licopeno, o tomate é um alimento muito saudável para os homens. Vale ressaltar que, quando aquecido, a absorção do licopeno é melhor, e pode ser consumido como molho ou suco. O ideal é que sejam consumidas de três a cinco porções (meio copo ou uma fruta média) por semana.

2) Romã: substâncias ativas no suco de romã têm impacto na adesão e na migração de células cancerosas no câncer de próstata já em estado de metástase.

3) Goiaba vermelha: Essa fruta é rica em licopeno, um carotenoide inibidor da proliferação de células tumorais.

4) Alho e cebola: Tanto o alho quanto a cebola possuem a capacidade de impedir o crescimento das células cancerosas.

5) Chá verde: auxilia na inibição do crescimento de células cancerosas. Estudos mostram que os polifenóis do chá verde podem baixar significativamente os níveis de biomarcadores do câncer da próstata.

Últimas