Sport Life Dia do hambúrguer: é possível celebrar de modo saudável!

Dia do hambúrguer: é possível celebrar de modo saudável!

Aproveite o dia do hambúrguer para buscar alternativas mais saudáveis e se deliciar sem largar completamente a mão da dieta

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Receita tradicionalmente alemã que se popularizou nos Estados Unidos, o hambúrguer se tornou mundialmente famoso e um símbolo da cultura “fast-food“, que consiste em pratos rápidos e de alto teor calórico. Geralmente acompanhado de batatas fritas, refrigerante e sorvete, ele pode ser um vilão das dietas, sendo dificilmente recomendado por nutricionistas. No entanto, no dia 28 de maio é celebrado o dia do hambúrguer, homenageando o lanche que ocupa o topo da lista dos mais populares. Provando que é possível se deliciar de forma balanceada com escolhas estratégicas, o nutricionista Marco Quintarelli ensina como se deliciar com o lanche mais popular do mundo sem sair da dieta.

“O hambúrguer possui uma gama de fatores e variações que podem torná-lo mais ou menos saudável. São fatores que vão desde o ‘blend’, que consiste na mistura de proteínas que formam a massa do hambúrguer; os acompanhamentos como molho, ovo, queijo, bacon e salada; o tipo de pão; e até mesmo o processo de cocção, se é frito, assado ou grelhado”, aponta.

Por outro lado, segundo ele, é possível aproveitar o dia do hambúrguer e adaptar a receita e ter um resultado mais saudável. Para isso, o foco deve ser nos ingredientes de boa qualidade, com menor teor de gordura saturada e de carboidratos simples. Além disso, acompanhamentos vegetais e verduras que forneçam fibras, compostos bioativos, minerais e vitaminas dão um saldo positivo às receitas.

Para os que desejam aproveitar o dia do hambúrguer com moderação, Quintarelli ensina. “Utilizar pães integrais é uma excelente opção, já que possuem mais fibras e garantem saciedade. Os molhos lights ou funcionais, como o de iogurte, também são fortes aliados de um hambúrguer balanceado, junto de salada de tomate, rúcula, agrião e legumes cozidos. Para a proteína, aposte em blends de carne magra como patinho e aveia, ou naqueles feitos de carne e frango preparados sem muitos excessos como queijo, por exemplo”, recomenda. Para os vegetarianos, um hambúrguer de feijão ou de grão de bico são opções saborosas e funcionais”, conclui.

Últimas