Sport Life Cuidados na hora do banho que vão proteger a pele

Cuidados na hora do banho que vão proteger a pele

Apesar de ser muito relaxante, o banho, em excesso, pode acabar prejudicando sua pele. Veja 4 dicas para você não errar na dose!

Sport Life

Ninguém duvida que o banho relaxa, especialmente depois de um dia estressante de trabalho. E estudos já comprovaram isso. Mas a ciência também mostrou que banho demais não faz nada bem e pode ter efeitos prejudiciais para o corpo.

O excesso de chuveiro destrói a camada mais externa da pele, formada de células mortas, que dão proteção para as camadas saudáveis, localizadas mais abaixo, e de lipídios, que ajudam a manter a pele úmida. Confira as 4 dicas que separamos e evite que a sua pele, em vez de limpinha e gostosa, fique quebradiça e ressecada!

Temperatura. Água sempre morna. Banhos quentes demais afetam a camada lipídica, fazendo com que a pele fique mais ressecada.

Esponja. Usar bucha ou esponja também acelera a destruição da camada lipídica que protege a pele. Essa camada pode desaparecer à medida que você submete a pele às buchas, fazendo com que ela fique seca e irritada. E quanto mais banhos você toma, menos tempo a pele tem de refazer a sua proteção natural de óleo.

Sabonete. A capa de lipídios, que se encarrega de proteger a pele, tem pH ligeiramente ácido, em torno de 5,5, para impedir a passagem de micro-organismos. Use sabonetes com pH próximo ao da pele e que não exceda 6,5. Se você toma banho mais de uma vez por dia, use sabonete apenas em um deles, para evitar que a camada seja ‘limpa’ em excesso. Nos demais, apenas se enxágue com água.

Toalha. Outro problema relacionado ao excesso de banhos é a toalha. O ideal é deixar o corpo secar sozinho, mas, como ninguém tem tempo para isso, use uma toalha macia e não esfregue o corpo. Apenas dê alguns “tapinhas” para se enxugar. Aproveite para passar um hidrante assim que sair do chuveiro, ainda com a pele meio úmida.

Últimas