Sport Life Cuidado com a temperatura corporal na hora do exercício

Cuidado com a temperatura corporal na hora do exercício

Dependendo da escolha de suas roupas, a temperatura corporal pode subir até 2ºC durante a realização de atividades físicas

Sport Life
Getty Images

Getty Images

Sport Life

Hoje em dia, para entrar em quase todo lugar, é preciso medir a temperatura corporal. E é preciso ficar alerta, pois a atividade física pode elevar em até 2°C do valor normal do corpo. Além disso, o aumento progressivo pode afetar negativamente o rendimento.

Embora não seja idêntica em todas as partes, a medição deve ficar entre 36ºC e 37ºC. Durante a prática de exercícios, a energia perdida em forma de calor fica em torno de 80% e precisa ser dissipada para o ambiente externo. Se a temperatura corporal subir cerca de 1°C, já haverá um impacto importante na duração do rendimento esportivo.

Esse calor excessivo é continuamente dispersado do organismo por meio de vários meios e, sob condições normais, 90% desta troca térmica ocorre por meio da pele e 10% pela respiração. A transpiração, que exerce um papel importante na termoregulação do corpo, é bastante afetada pelas condições do meio ambiente e influenciada por fatores como roupas usadas durante a prática. Por isso é importante realizar o aquecimento, que eleva a temperatura dos tecidos, deixando-os mais flexíveis e maleáveis e prontos para a demanda do exercício que logo será executado.

Um bom e simples exemplo da atuação da roupa é quando, em ambientes frios, a temperatura corporal fica abaixo de 35ºC e caracteriza-se uma hipotermia, que exige a proteção de um bom sistema de isolamento térmico. Os tipos de tecidos utilizados nessas condições são geralmente feitos com poliamida e recebem acabamento peluciado ou felpado internamente. Outro caso comum são os tecidos completamente à prova d’água, que não permitem passagem de umidade em forma de vapor gerado pelo corpo e, ao longo de um exercício físico, rapidamente saturaram o usuário, pois a umidade será condensada na parte interna.

Por outro lado, vestir roupas molhadas ou úmidas provoca calafrios e, como a transpiração não ocorre com a presença de água, é extremamente importante a secagem rápida.

Então, fique atento à sua vestimenta para não atrapalhar a termoregulação e ser impedido de entrar em algum lugar por estar com uma temperatura acima dos 37°C!

Últimas