Sport Life Corrija sua coluna com exercícios e tenha a postura certa

Corrija sua coluna com exercícios e tenha a postura certa

Separamos 3 exercícios - e mais um bônus - para que você fique com a coluna ajustada e ainda melhore a sua postura corporal

Sport Life
Getty Images

Getty Images

Sport Life

Estrutura central do esqueleto e também tem grande mobilidade, nossa coluna precisa estar em forma. E, para isso, é preciso evitar encurtamentos que podem modificar a sua mecânica.

A melhor maneira é através de você exercícios que alonguem a musculatura mais tônica, que tende a ser mais rígida, e que trabalhem a amplitude de movimento. Pois, ao longo da sua coluna, se inserem vários grupos musculares e muito tecido conjuntivo, que a garantem mobilidade.

Então, separamos três exercícios fáceis para você fazer:

1. Deixe o peso do corpo cair para trás, soltando todo o ar para liberar os discos intervertebrais de pressão.

2. Flexione o corpo e deixe-se cair para trás. Você alongará os eretores da coluna, que costumam ser músculos tônicos.

3. Incline-se lateralmente para alongar o quadrado lombar e toda a cadeia muscular lateral.

Vale destacar que não é possível mudar a forma dos músculos da coluna, mas é, sim, possível gerar ativações musculares que provoquem mudanças em nosso comportamento postural.

Além da função estética, você reduzirá as dores na coluna ao trabalhar os músculos profundos do abdômen. Se você contrai, ativando o transverso e o oblíquo, por exemplo, o trabalho abdominal será mais efetivo. A contração dos músculos que formam a faixa abdominal leva a modificações importantes: menor diâmetro abdominal e coluna mais estável e alinhada.

A solução para paredes abdominais distendidas e quadril jogado para trás não é fazer centenas de abdominais, mas exercícios específicos de controle postural para que se consiga alterar o padrão de postura. O objetivo é gerar mudanças conscientes que posteriormente serão mantidas inconscientemente e deixarão sua coluna saudável.

Exercício bônus para melhorar a postura
Na posição de quatro apoios, tente aproximar o umbigo da coluna, mantendo a posição por alguns segundos enquanto você faz várias respirações diafragmáticas, abrindo o peito. Deitado de barriga para baixo, eleve o abdômen sem que chegue a tocar o chão. Mantenha por alguns segundos, relaxe e volte a ativá-lo.

Últimas