Sport Life Corridas de rua são aliadas no combate ao sedentarismo

Corridas de rua são aliadas no combate ao sedentarismo

O treinador Alexandre Lima e o ortopedista André Siqueira, em Live realizada pela SL, destacaram como as provas ajudam a motivar os atletas

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Pela primeira vez com dois convidados, a Sport Life realizou mais um encontro online na noite da última quinta-feira (15). A Live conduzida professor Gabriel Fernandez (@coach_gabrielfernandez) trouxe para o papo o professor Alexandre Lima, dos @filhosdovento, e André Siqueira, que além de aluno também é o ortopedista da equipe. O encontro debateu a possibilidade da volta aos eventos de corrida de rua nesse ano.

“Acredito que temos que falar isso com cuidado, com vivemos em um país de dimensões continentais. São mais de 5.500 municípios, cada um com sua realidade. Estamos caminhando positivamente para ter eventos presenciais. Possivelmente, em novembro, cerca de 90% da população do Rio de Janeiro estará vacinada. A corrida é uma das atividades mais seguras, ao ar livre, podendo escolher o horário. Estudos mostram que o contágio é praticamente nulo em ambiente aberto. Vários eventos testes estão sendo realizados e acho que o caminho é esse. Eles estão sendo bastante cuidadosos. Com protocolos sérios e proteção por parte dos corredores, acho viável, com responsabilidade. Temos que combater a covid e também se preocupar com o sedentarismo. As provas ajudam as pessoas a ficar ativas e motivadas nos treinos”, ponderou.

Assim como Alexandre, André acredita que a volta dos eventos é possível. “Como atleta, é óbvio que a gente quer voltar, ajuda na motivação. Também existe o receio de aglomerar, mas os corredores treinam isoladamente e, na prova, dá para seguir os protocolos. Acho que é seguro. Informação e bom senso todo mundo precisa ter. Vamos calma, ver como tudo caminha”, declarou.

André conseguiu se manter ativo e também falou sobre sua rotina no último ano. “Meu exemplo não serve, mas continuei trabalhando e me exercitando e não peguei a Covid. Tem que fazer o treino de forma individual e segura. Treinava corrida sempre sozinho, isolado”, avaliou.

O professor Alexandre destacou o impacto negativo que a pandemia deixou na saúde dos brasileiros. “Durante esse período tão conturbado, ficou muito difícil manter a saúde, é preciso de muita força mental. Houve um levantamento que mostrou que o Brasil foi o país onde a população ganhou mais peso. É um impacto gigantesco. No questionário, 52% responderam que ganharam peso e a média foi de 6 quilos, isso é muita coisa. Infelizmente, a atividade física foi relegada, enquanto deveria ser incentivada pelos órgãos governamentais. Ajuda na prevenção de uma série de doenças e isso foi comprovado: reduz em mais de 30% a chance de alguém com Covid-19 ser internado”, emendou.

Por fim, Alexandre contou como a modalidade entrou na sua vida. “Sempre fui apaixonado por esporte e comecei o projeto quando ainda era estudante de educação física. Na época, não tinha tanta coisa sobre as corridas de rua. Com o crescimento do mercado, a ‘Filhos do vento’ acabou se destacando”, declarou.

Sport Life Run

SL tem um conteúdo vasto sobre corrida de rua no canal no YouTube. Acompanhe e se inscreva, para não perder nada!

As inscrições estão abertas para a primeira Sport Life Run, corrida virtual de 5, 10 e 21 km. Você pode se inscrever através do Ticket Agora, Minhas Inscrições e Sympla até o dia 15 de outubro.

Outras Lives de SL

Neste sábado (17), teremos mais uma Live com as ‘Divas que correm’ em nossas redes sociais. Aproveite, assista ao vivo e também confira as que já aconteceram:

Rodrigo Xavier, da RX Assessoria Esportiva

Mestre Lu, da Move Better Team

Rodrigo Lobo, da Lobo Assessoria

Bruna Coelho, das Divas que correm

Xileno, da 8 K todo dia

Darlan Duarte, da Pacefit

Gustavo Maia, do Programa Fôlego

Zeca, da Z-track Assessoria Esportiva

Últimas