Sport Life Como retomar os hábitos saudáveis após as férias

Como retomar os hábitos saudáveis após as férias

Se você ainda não conseguiu se 'desintoxicar' dos excessos em janeiro, confira algumas dicas para o funcionamento saudável do organismo

Sport Life
Shutterstock.com

Shutterstock.com

Sport Life

Essa pausa durante o período de ‘férias’ só traz malefícios se houver exageros frequentes e se, a rotina saudável não for retomada. A comilança fora da rotina pode deixar o corpo mais cansado e lento, interferindo inclusive nas capacidades cognitivas. Assim, uma coisa leva à outra: comer em excesso causa cansaço e dificulta a prática de exercícios físicos, adiando cada vez mais a retomada dos bons hábitos. Se você é uma dessas pessoas que ainda não conseguiu entrar na linha novamente, confira algumas dicas para se desintoxicar e pôr o corpo para funcionar!

Beba bastante água e faça uma alimentação balanceada

“Beber pelo menos 2 litros de água por dia é essencial para auxiliar na desintoxicação. Também é importante evitar bebidas alcóolicas, refrigerantes, alimentos processados e frituras, ou seja, escolha opções saudáveis e naturais como frutas, verduras e legumes”, recomenda a nutricionista Tayná Fernandes, da Clínica NN Estética.

Para combater o inchaço e outros sintomas resultantes dos excessos alimentares, não é necessário adotar uma dieta radical. Basta voltar a comer de forma balanceada, fazendo boas escolhas e o suficiente para saciar a fome. Se ainda sobraram guloseimas do final de ano em casa, nada de comer tudo de uma vez para “se livrar” logo delas: é melhor incluí-las em um dia a dia equilibrado e comer aos poucos. Por exemplo: se quiser comer um biscoito doce no lanche da tarde, controle a quantidade de carboidratos consumida nas outras refeições.

Os chás são grandes aliados

“Existem chás que ajudam a combater o inchaço abdominal, como os diuréticos. Dentre eles temos o chá verde, hibisco, capim-limão, erva-doce e maçã com canela, que são os mais conhecidos. O aconselhável é preparar uma jarra de um litro, deixar na geladeira e ir bebendo ao longo do dia”, indica a especialista em chás Michelle Rocha, da Naturelle. Os chás ajudam na ingestão de líquidos durante o dia, mas devem ser consumidos sem açúcar. Evite também beber chás em excesso e procure variar nas ervas durante a semana.

Faça exercícios físicos

Essa pode ser a parte mais difícil, mas se você está sentindo cansaço e indisposição, opte por atividades mais leves: o importante é não ficar parado. Mesmo que você não consiga voltar ao ritmo que mantinha no final de 2020, movimentar  o corpo, seja em uma caminhada ou em um treino mais curto, já vai te deixar mais saudável e prepará-lo para avançar nas próximas semanas. saudável

Para quem não tinha esse hábito, o importante é começar a se mexer. “A atividade física regular, de 15 a 60 minutos por dia, melhora a qualidade de vida e acelera o metabolismo, ou seja, é fundamental para o processo de desintoxicação do organismo. Aposte nos exercícios aeróbicos, troque o elevador pelas escadas, caminhe próximo à rua de casa”, diz o personal trainer Thiago Oliveira.

Mantenha a imunidade alta

Os alimentos consumidos em excesso no final do ano geralmente não oferecem nutrientes importantes para o funcionamento do organismo e podem até te deixar menos saudável, provocando ainda mais indisposição. “É necessário incluir todos os nutrientes necessários para o organismo na alimentação, mas sabemos o quanto isso é difícil na prática do dia a dia. Apostar nos shots matinais em jejum é uma opção bem prática e rápida. Eles são pequenas doses dos famosos sucos verdes, super concentrados, que preparam o seu organismo para receber aquele café da manhã bem nutrido, causando uma desinflamação rápida, e assim fazendo com que seu corpo absorva melhor os nutrientes”, explica a biomédica estética Adriana Lima.

Conte com a ajuda da drenagem linfática

Esse tipo de tratamento estético colabora com a redução da retenção de líquidos, mas só funciona mesmo quando está aliado a rotina saudável. Assim, se você já recomeçou a se exercitar e modificou sua alimentação, mas quer dar uma acelerada no combate ao inchaço, aposte em drenagens linfáticas semanais ou quinzenais. Os movimentos da massagem ajudam ainda a relaxar.

Últimas