Sport Life Como o frio pode ajudar na hora de perder peso?

Como o frio pode ajudar na hora de perder peso?

Existem benefícios das temperaturas mais amenas! É natural sentir mais fome no frio, contudo também há um maior gasto energético

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

O frio te deixa com menos vontade de sair de casa, de praticar atividades físicas, não é? Porém, essa época é a ideal para quem pretende melhorar a saúde e perder alguns quilinhos. Veja como o inverno pode ser seu aliado.

Aa época poder é ideal para dar início ao projeto verão. Isso porque no inverno o metabolismo do corpo acelera, pela necessidade de produzir mais calor, ativando mecanismos naturais que promovem a queima de gorduras. “Para impulsionar ainda mais essa tendência do corpo a gastar calorias, vale manter a rotina de exercícios sempre em dia. O ideal é praticar alguma atividade física diária por pelo menos 40 minutos”, completa Nívea Bordin Chacur, nutróloga da Clínica Leger. 

Mas, não é comum sentir mais fome no frio? Você certamente já se perguntou por que a gula parece vir com tudo no inverno. “Em temperaturas baixas, nosso metabolismo tem como tendência ficar mais acelerado. Com isso, é gerado mais calor na tentativa de aquecer o nosso corpo e, por consequência, o gasto calórico é maior, assim como a necessidade de se ingerir mais calorias. No frio, a sensação de prazer é muito maior quando ingerimos alimentos quentes. E, normalmente, eles são mais calóricos. Mas, é preciso cuidado porque costuma-se praticar menos exercícios físicos e  é possível que se ganhe quilos a mais na balança”, alerta Nívea.

Ressecamento de pele

O frio tem suas vantagens, mas também suas desvantagens. A queda na umidade relativa do ar aliada às alterações na temperatura comprometem a hidratação da pele. É preciso um cuidado redobrado, pois é muito comum, além do ressecamento, rachaduras nos lábios e pés. O ideal é usar produtos para uma pele mais sensível e fragilizada, substituir o sabonete em barra pelo líquido, que já tem um hidratante na composição, além de aproveitar os três minutinhos após o banho, quando a pele ainda está úmida e vai absorver um pouco mais dos produtos tópicos, para passar um bom hidratante.

Últimas