Sport Life Como a suplementação ajuda no desempenho do corredor

Como a suplementação ajuda no desempenho do corredor

Qual é o momento certo para que os atletas comecem a usar suplementos? Descubra se você realmente está precisando!

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

É muito comum ver atletas amadores recorrendo a suplementação para melhorar seus resultados. Mas como isso irá ajudá-lo?

Antes de tudo, é necessário reforçar que a alimentação e suplementação do atleta devem ser orientadas por um médico. “Muitos suplementos prometem milagres que não ocorrerão, além de conterem em sua composição substâncias que podem causar danos à saúde do atleta”, alerta a médica especialista em Nutrologia e Medicina do Exercício, Alice Amaral.

A suplementação geralmente só é necessária para corredores que realizam treinos com mais de uma hora de duração ou provas como meia-maratona e maratona. Pois, tem como meta maximizar os efeitos da alimentação, diminuindo o risco de danos que podem surgir com a prática.

Hidratação
Na corrida, a perda de eletrólitos pela sudorese é exacerbada, fazendo com que a hidratação seja de grande importância. A água de coco, por ser um isotônico corporal, é uma forma saudável e eficiente de recuperação.

Gel carboidrato
Suplemento formulado à base de carboidratos simples, o gel proporciona um rápido e prolongado aumento de energia. É recomendado apenas para quem realiza treinos de mais de uma hora.

BCAA
Os aminoácidos contidos no BCAA podem ajudar a conter a fadiga e, se consumidos após o treino, auxiliam no processo de recuperação muscular. Também são indicados apenas para corredores de longas distâncias.

Proteínas
Fundamental para o processo de recuperação muscular e deve ocorrer principalmente por meio da alimentação. Para quem apresenta maiores necessidades, suplementos como whey protein e caseína são opções para o pós-treino.

Vitaminas
As doses necessárias de vitaminas e minerais geralmente são obtidas diariamente por meio da alimentação. O consumo excessivo pode ser tóxico ao organismo, portanto suplementos do tipo são indicados apenas em casos de disfunções alimentares e necessidades individuais.

Termogênicos
Os termogênicos são suplementos que aceleram o metabolismo, podendo aumentar a queima de gordura e gasto calórico. Entretanto, não são indicados para quem apresenta problemas cardiovasculares ou gástricos, já que agem como estimulantes e são à base de cafeína. Devem ser consumidos antes dos treinos.

Últimas