Sport Life Cadência da corrida está relacionada com o gasto energético

Cadência da corrida está relacionada com o gasto energético

Quando você consegue melhorar a cadência durante a corrida, melhora não só na atividade, como também amplia a perda de calorias

Sport Life
Sport Life

Sport Life

Sport Life

Se você já está trotando há um bom tempo, é hora de melhorar, e depressa. Aumentar a cadência não é necessário apenas para as corridas. Se você dobra o seu ritmo, o volume de calorias queimadas aumenta e o metabolismo acelera, portanto, você se despede de mais calorias até quando está tomando banho

Para correr mais rápido, ou seja, aumentar a cadência, você tem de aumentar o ritmo nos treinos. E para chegar lá, você tem de começar com sessões mais curtas, durante as quais vai se acostumando ao estímulo extra. As altas intensidades ensinam o corpo a fazer um recrutamento muscular mais eficiente e a usar o lactato como combustível. Em pouco tempo, você será capaz de manter esse nível de esforço por mais tempo.

Se você corre pelo menos há dois meses três vezes por semana, seus músculos, ossos e articulações já estão prontos para começar a enfrentar uma cadência maior. Comece a introduzir, pouco a pouco, 30 segundos de aumento gradual de velocidade em um dia de trote suave.

Os treinos curtos e intensos têm a vantagem de (se você não se incomoda com a intensidade) não sobrecarregarem tanto as articulações dos novos corredores como os treinos longos e permitem treinar mais frequentemente. Uma dica para melhorar a cadência é fazer 10 séries de 30 segundos de trote mais rápido com descansos de 2 minutos em um ritmo confortável. É menos tempo que 25 minutos de corrida contínua e queima muito mais calorias.

Outro fator importante para a avançar na cadência é treinar sempre logo após o aquecimento, por mais 5 minutos, contando as suas passadas e se esforçando para deixá-las mais curtas e rápidas. Depois, esqueça completamente o assunto e faça o treino proposto do dia. Levará algumas semanas para que esse novo padrão se incorpore à sua biomecânica de forma natural. Muitos desistem no meio do caminho, pois é um pouco “estranho” e desconfortável no início.

Últimas