Sport Life Aspargos fazem você viver mais e enxergando tudo

Aspargos fazem você viver mais e enxergando tudo

Cheio de qualidades, os aspargos ainda possuem baixo teor calórico, sendo um aliado para quem deseja perder alguns quilos

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

O aspargo é um vegetal de gosto levemente amargo, conhecido pelas propriedades antioxidantes e diuréticas. O alimento é rico em fibras, vitaminas A, B e C, ferro, além de ser uma das melhores fontes naturais de ácido fólico, um nutriente importante para o bom funcionamento do cérebro, do sistema imunológico e para combater doenças cardiovasculares. Além disso, ainda possuem baixo teor calórico, sendo um aliado para quem deseja emagrecer.

“O aspargo é um vegetal considerado completo, pois é rico em vitaminas e minerais. Seu consumo regular associado a uma dieta balanceada contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, no combate a doenças autoimunes e é um ótimo aliado no combate ao câncer”, aponta Bruna Pavão, nutricionista da Grano Alimentos.

Caso ainda não esteja convencido das vantagens, então confira abaixo 3 vantagens citadas pela Bruna que eles trazem à nossa saúde.

1- Ajuda na saúde intestinal: devido a presença da inulina, um tipo de carboidrato. Os aspargos contribuem para o crescimento de bactérias benéficas no intestino chamadas de bifidobactérias e lactobacilos, que aumentam a absorção de nutrientes e diminuem os riscos de doenças intestinais.

2- Aliados da visão: contém vitamina A, que protege a retina e auxilia a manter uma boa lubrificação ocular.

3 – Retarda o envelhecimento precoce: a presença da glutationa nos aspargos, um importante antioxidante, neutraliza os radicais livres do corpo e evita danos oxidativos nas células retardando o seu envelhecimento.

Como consumir mais aspargos?

Apesar disso, no entanto, ele não se faz muito presente na mesa dos brasileiros. “Devido ao preço. O valor agregado ao produto faz com que ele não seja tão comum de encontrar em pequenos hortifrútis e supermercados. Uma excelente alternativa para aumentar o consumo é a opção congelada. Pois ela, além de preservar as propriedades nutricionais, é mais econômica e fácil de ser encontrada”, reforça a especialista.

Depois de comprado, as opções para colocá-lo na mesa são inúmeras. “O aspargo é um alimento muito versátil. As formas mais comuns de preparo são refogadas, cozidas, assadas ou grelhadas”, emenda.

Por fim, caso goste muito, não exagere. “A quantidade indicada do consumo de aspargos deve ser avaliada individualmente, levando em consideração o histórico de saúde da pessoa. Mas o ideal é incluir o vegetal, sem exageros, em uma dieta balanceada com o consumo regular de frutas, verduras e legumes. De acordo com a OMS, as pessoas devem consumir, no mínimo, 5 porções de frutas, legumes e verduras por dia para manter a saúde em dia”, conclui.

Últimas