Sport Life Álcool também prejudica rendimento dos esportistas

Álcool também prejudica rendimento dos esportistas

No dia do Combate ao Alcoolismo, veja como o uso excessivo do álcool prejudica sua vida e afeta até mesmo seu desempenho no esporte

Sport Life
Reprodução/Pixabay

Reprodução/Pixabay

Sport Life

18 de fevereiro é o Dia do Combate ao Alcoolismo. O consumo excessivo do álcool é responsável por mais de 3 milhões de mortos todos os anos, sendo aproximadamente culpa de 5% das doenças mundiais. Não há uma margem segura para seu consumo, ou seja, qualquer quantidade já pode afetar sua coordenação motora e prejudicar suas atividades. O uso constante ainda pode gerar cirrose, afetar a fala e os reflexos, gerar confusão mental e provocar até mesmo um coma.

Queremos conscientizar todos dos males que álcool causa ao organismo. Então, na Sport Life, vamos mostrar qual o efeito ele tem se ingerido antes de competições. O fisiologista do exercício Leonardo Lima conta mais sobre.

Como prejudica o rendimento?

Beber álcool no dia antes de competir pode, sim, botar todos os meses de preparação a perder. Pois uma das marcas de um campeão é a dedicação aos treinos.

Quando pensamos nos efeitos do álcool para um atleta, temos que analisar algumas questões. A primeira delas é avaliar o nível do atleta, pois o alto rendimento restringe ainda mais a possibilidade de ‘deslizes’.

Nesse caso, o único momento em que ele geralmente pode usufruir de bebidas com álcool é no período de transição, ou seja, depois do término dos torneios. Mesmo assim, a possibilidade de usufruir de bebidas deverá ser moderada para amenizar os efeitos.

O organismo a realizou muitos ajustes fisiológicos e metabólicos no planejamento das sessões e uma mudança brusca na alimentação, como a inclusão de bebidas com álcool, poderá trazer alterações bioquímicas no corpo e, com isso, uma perda de performance. Além dos prejuízos enzimáticos e hormonais, o álcool aumenta a desidratação.

Então, a melhor dica é não ingerir de álcool às vésperas de provas, seja você atleta profissional ou um amador. E, se quiser muito, tomar com moderação!

Últimas