Sport Life Água é o ‘suplemento’ ideal para quem corre até 1 hora

Água é o ‘suplemento’ ideal para quem corre até 1 hora

Não importa em qual horário você prefere ir correr: apenas a reposição com água pode ser suficiente para a sua recuperação

Sport Life
Getty Images

Getty Images

Sport Life

No geral, se você corre menos de uma hora, tudo o que o seu corpo precisa durante a corrida é de água. Mesmo nos chamados horários alternativos: à noite ou bem cedo.

No entanto, dependendo do desgaste e, consequentemente, da necessidade de recuperação, suplementos à base de aminoácidos como BCAA, de carboidratos de rápida absorção e whey protein, antes e depois do treino, podem ajudar no ganho de rendimento.

Horário importa

Há, no entanto, um suplemento que deve ser evitado ou usado com moderação por quem corre à noite: os termogênicos.

Tendo a cafeína como carro-chefe, esses produtos são aliados daqueles que buscam disposição para a prática da atividade física, já que agem no sistema nervoso, estimulando o organismo. Porém, cafeína em excesso, principalmente à noite, também prejudica o sono. “Os efeitos dela dependem muito da sensibilidade de cada indivíduo à quantidade de produto consumida. Se for até 2 mg por quilo de peso corporal, considerada uma quantidade moderada, a tendência é melhorar o rendimento na corrida sem interferir no descanso”, diz Thiago Volpi, clínico geral e nutrólogo.

Já os suplementos de melatonina, que também atuam no cérebro, mas de maneira inversa, ajudam a melhorar a qualidade do sono. Não sem motivo são indicados em alguns casos de insônia.

Além disso, quem corre também precisa também ficar atento à alimentação. A regra é simples quando se pratica uma atividade física, inclusive cor­rida em horários alternativos: a refeição antes do treino deve ser feita com 20 min ou 30 min de antecedência. Os alimentos mais indicados são os que fornecem carboidrato, nutriente que se converte em glicose e, na sequência, em energia para o músculo.

Barriga cheia demais também costuma atrapalhar o sono de quem corre à noite. O mais recomendável é que se faça um lanche uma hora antes do treino, sempre evitando as carnes vermelhas, pois sua proteína dificulta a digestão.

Últimas