Sport Life A melhor forma para sair do sedentarismo e começar a correr

A melhor forma para sair do sedentarismo e começar a correr

Para quem ainda está no sedentarismo, mas pretende iniciar na corrida, veja as nossas dicas para fazer tudo de forma saudável

Sport Life
Getty Images

Getty Images

Sport Life

Você vê pessoas correndo por todos os lados, sente vontade de se dedicar ao esporte, mas tem medo de sair do sedentarismo e já começar a correr direto?

Assim como você, muitas outras pessoas se sentem dessa forma. É sabido que as passadas trazem benefícios à saúde e essa é uma excelente forma de emagrecer. Mas como dar o primeiro passo para largar o sedentarismo?

Leonardo Lima, fisiologista do exercício e preparador físico da Runner, diz que é preciso começar com uma avaliação médica, que vai mostrar clinicamente o estado de saúde atual e, posteriormente, apostar em uma avaliação física especifica para corrida de rua.

A boa notícia, segundo ele, é que, em geral, sai do sedentarismo e passa a treinar três ou quatro vezes por semana poderá, em um ano, participar seguramente de uma prova de 10 km. Mas para isso também é preciso ter uma boa alimentação e descanso adequado.

“Com o sobrepeso e a falta de atividade física, o corpo estará mal preparado para suportar o estresse muscular, articular e ligamentar que a corrida irá promover, então é preciso cautela. O processo da caminhada para a corrida envolve mudanças biomecânicas, motoras e fisiológicas, além do aumento do estresse mecânico por impactos. Esses fatores serão ajustados com o decorrer do processo de treinamento’’, aponta.

Treino inicial para largar o sedentarismo
Opte por treinos contínuos de resistência aeróbia. Caminhada, de 30 a 45 min, com variações de inclinações no percurso (subidas, descidas e planos), três vezes por semana.

Lembre-se: caminhar não significa que o treino terá intensidade baixa. A velocidade e o ritmo deverão ter uma intensidade adequada para promover ajustes positivos nos âmbitos fisiológicos e motores para quem sai do sedentarismo.

Treino intervalado
Para cada 1 minuto de corrida leve, realize na sequência 1 minuto de caminhada, totalizando de 30 a 45 minutos de treino.  

Atividades complementares
A preparação física para um corredor não é apenas correr. As estruturas musculares e ligamentos do corpo necessitam de atenção, principalmente para quem veio do sedentarismo. O treinamento integral de força, flexibilidade, resistência e outras capacidades bimotoras deverão fazer parte de todo contexto de treinamento do praticante. É recomendável treinar exercícios de força através da musculação e força especial para corrida, além de aulas como  alongamento, ioga e pilates.

Últimas