Sport Life 8 erros mais comuns de postura que prejudicam a corrida

8 erros mais comuns de postura que prejudicam a corrida

Fuja das lesões e descubra quais são as falhas para acertar a postura para correr. Com dicas simples, você passará a se exercitar melhor!

Sport Life
Pixabay

Pixabay

Sport Life

É muito comum ver corredores reclamando de algumas dores no joelho. A região pode apresentar 20 ou mais patologias diferentes. Por isso, é preciso estar ligado na sua postura quando dá suas passadas.

No entanto, não se desespere! Colocamos abaixo as 8 falhas mais comuns de acontecer quando você se descuida da postura na corrida. Fique atento para evitá-las!

Os 8 erros de postura

1. Correr com a cabeça projetada para a frente ou com uma curvatura excessiva do tronco: Os impactos sucessivos pelo erro postural podem danificar as articulações de sustentação da cabeça ou da coluna vertebral.

2. Correr com o tronco demasiado inclinado à frente: O tronco deve estar ligeiramente inclinado à frente, pois isso garante o avanço. A postura errada, com uma inclinação excessiva pode prejudicar a técnica.

3. Correr com os ombros tensionados e altos e os braços também: Essa postura provoca contraturas nos músculos dorsais, deltoides e romboides. Poderá, também, diminuir a performance da corrida.

4. Correr com os braços numa posição demasiado baixa: Altera a inércia do corpo e pode alterar o equilíbrio do tronco, prejudicando a corrida.

5. Cruzar os braços além da linha média do corpo: Além de não ser necessário, pois pode prejudicar a técnica de corrida e a performance.

6. Centro de gravidade rebaixado: Isso prejudica a postura, fazendo com que as pernas fiquem mais fletidas que o esperado, podendo causar lesões na lombar. Além disso, pode diminuir a amplitude da passada e, consequentemente, prejudicar a técnica.

7. Perna esticada no momento do impacto com o solo: Esse erro é muito perigoso, já que o joelho deve apresentar algum grau de flexão no momento de contato com o chão. Por isso, pode provocar graves lesões no menisco e nos ligamentos, especialmente dos joelhos.

8. Correr nas pontas dos pés: Muitos corredores não seguem a sequência correta de passada e acabam com a postura. Assim, acabam por não estabelecer o primeiro contato com o solo por meio do calcanhar. Por fim, leva a lesões no tendão de aquiles e/ou agravá-las.

Últimas