Sport Life 7 itens para ganhar segurança e conforto na hora de pedalar

7 itens para ganhar segurança e conforto na hora de pedalar

Sair para andar de bicicleta é muito bom, mas com segurança é muito melhor. Saiba como evitar os riscos sobre duas rodas!

Sport Life
iStock/Getty Images

iStock/Getty Images

Sport Life

Você gosta de andar de bike, mas não sente segurança? Não deixe de dar suas pedaladas por isso!

Para garantir a segurança e o conforto do ciclista, um equipamento adequado é essencial. Ou seja, além dos acessórios obrigatórios como capacetes e faróis, outros itens ajudam na hora de levar bagagens, localização e funcionamento da bicicleta para quem pretende se arriscar em distâncias maiores.

Então, listamos 7 equipamentos essenciais para garantir a segurança e o conforto de quem deseja se aventurar sobre duas rodas. Confira!

Tenha segurança com:

1. Alforjes

Bolsas laterais específicas para bicicletas com bagageiro traseiro ou dianteiro, usadas para guardar a maior parte da bagagem. O ideal é sempre o uso de dois (um de cada lado), para distribuir o peso e facilitar o equilíbrio.

2. Bagageiro

Suporte metálico que permite acoplar a bagagem na bike. Geralmente é fixado na traseira. Deve ter um “cotovelo” virado para trás, para evitar que os alforjes entrem na roda. Existe uma versão dianteira, usada normalmente em viagens que pedem material de camping. Quando há muita carga, é importante distribuir o peso entre as partes traseira e dianteira, para que a bicicleta fique mais estável.

3. Bolsa de guidão

Presa ao próprio guidão, é útil para acomodar itens que você precisa ter sempre ao alcance das mãos, como carteira e protetor solar. É muito prática, pois pode ser levada com você quando houver a necessidade de estacionar. Além disso, ajuda a colocar um pouco mais de peso na frente da bike.

4. Espelho retrovisor

Um dos itens mais importantes em uma viagem, por permitir que o ciclista tenha visão do que acontece atrás de si, sem ter que se virar.

5. Luzes de sinalização

Itens de uso obrigatório segundo o CTB: As luzes, alimentadas por pilhas ou baterias, devem estar na traseira e na dianteira da bike. Os refletivos vão em outras áreas, inclusive nos pedais. Além disso, adquirir alforjes, certifique-se de que eles tenham refletivos.

6. Campainha

Outro item de uso obrigatório. Pois, avisa aos pedestres e veículos de sua presença ou aproximação, se necessário.

7. Para-lamas

Protegem as rodas traseira e dianteira e evitam que areia e barro atinjam a corrente. Contudo, é importante que sejam um pouco mais largos que os pneus. São fundamentais principalmente em dias de chuva ou em terrenos muito acidentados, com pedras.

Últimas