Sport Life 6 maneiras de ficar relaxado após o esforço físico

6 maneiras de ficar relaxado após o esforço físico

Para ficar sempre disposto e manter o bom desempenho, temos 7 dicas de como aproveitar melhor o descanso e ficar relaxado

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Além do cansaço geral, rigidez muscular e alguns desconfortos são comuns após a prática da atividade física. Por isso, temos 6 dicas para você relaxar depois do treino e aliviar a tensão!

1. Alongue: embora não haja evidências de que possa prevenir lesões ou aliviar dores, o alongamento pode ser eficiente para relaxar e diminuir a rigidez do corpo após a corrida. Foque nas pernas e nos ombros, partes que mais sofrem diferentes impactos.

2. Massagem: as massagens terapêuticas podem proporcionar relaxamento muscular e diminuir o inchaço e rigidez. O atleta pode sentir dor durante o processo, já que após os treinos os músculos estarão rígidos, mas o alívio e o relaxamento posteriores também são garantidos. A prática é ideal para corredores de maratonas e de treinos intensos. É recomendado que a massagem seja feita apenas por profissionais qualificados.

3. Frio e calor: banhos de gelo ou compressas frias podem ajudar a diminuir o inchaço do corpo, principalmente dos pés, além de agirem contra dores localizadas. São ideais para relaxamento rápido. Já o calor pode ser utilizado para diminuir a rigidez da musculatura e das articulações, também em forma de compressas.

4. Alimentação: ser saudável e equilibrada é uma regra básica para qualquer atleta. Existem alguns alimentos podem até mesmo acelerar o relaxamento e a recuperação. Aqueles que contêm propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a combater a rigidez e a fadiga. Invista no espinafre, maçã, mamão, amêndoas, nozes e pimentão.

5. Durma bem: durante o sono, o corpo relaxa e repara os danos e impactos causados pelo esforço físico. As recomendadas 7 horas diárias de descanso devem ser respeitadas religiosamente, principalmente por corredores de longas distâncias.

6. Hidrate-se: pode parecer óbvio, mas a água é essencial para regular a temperatura do corpo e eliminar resíduos. Uma hidratação adequada acelera o processo de recuperação.

Últimas