Sport Life 5 motivos que fazem a hidratação ser tão importante ao corpo

5 motivos que fazem a hidratação ser tão importante ao corpo

Melhorias na pele e no rendimento, além de ajudar na perda de peso. Entenda porque é tão importante manter a hidratação correta

Sport Life
Shuttestock

Shuttestock

Sport Life

Um dos nutrientes mais importantes para o corpo, a água é essencial para uma centena de funções, entre elas o transporte de substâncias e a realização de reações químicas no seu organismo. Saiba mais por que manter-se com a hidratação correta é tão importante.

1. Cabeça afiada: A falta de hidratação reduz o estado de alerta, atrapalha a memória a curto prazo e aumenta o cansaço. Uma desidratação de apenas 1% a 2% já é suficiente para reduzir a performance cognitiva.

2. Uma pele de bebê: A água pode até não ser a fonte da juventude, mas ela ajuda a pele a ficar hidratada, o que reduz as chances de rugas e lábios rachados e torna a pele mais elástica.

3. Perda de peso: A ciência já demonstrou que o metabolismo fica mais acelerado cerca de 30% com a hidratação adequada. Pesquisadores americanos chegaram a estimar que se uma pessoa aumentasse o seu consumo de água para 1,5 litro ela queimaria algo como 400 calorias a mais.

4. Resultado na academia: Se você não vê resultado nos treinos, é bem possível que seja falta da hidratação adequada. Os músculos são compostos de 80% de água, portanto a desidratação reduz o fluxo de sangue para o cérebro e o transporte de nutrientes para os muques fica comprometido. Além disso, mantém as juntas lubrificadas, auxiliando a evitar dores.

5. Medida certa. Não existe um número mágico de quantos litros é preciso ingerir por dia. A hidratação correta varia de pessoa para pessoa. Mas, é importante estar atento a alguns fatores, como a coloração da urina. Exceto o primeiro xixi do dia, os demais devem ser amarelo-claros ou transparentes. Se ele estiver mais escuro, você provavelmente está deixando a desejar. Exceções devem ser consideradas ao uso de alguns suplementos, medicamentos e alimentos que alteram a cor da urina. Por fim, é importante ressaltar que beber mais água do que o necessário não desintoxica o corpo, não deixa a pele mais bonita e tampouco rejuvenesce a pele.

Últimas