Sport Life 5 dicas simples para colocar na rotina e ter uma boa dieta

5 dicas simples para colocar na rotina e ter uma boa dieta

Simples não quer dizer fácil, porém temos conselhos de atitudes que vão te auxiliar a manter a dieta e perder mais peso

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

É um tema recorrente: como encontrar a dieta ideal para mim? Não há dúvidas de que buscar um profissional para traçar um plano alimentar é essencial. Mas, além disso, algumas dicas simples de se colocar na dieta também podem ajudar. Fabiano de Abreu Rodrigues, PhD, neurocientista, neuropsicólogo, mestre em psicanálise com pós graduação em antropologia, jornalista e especialização em nutrição clínica., tem algumas dicas importantes. Confira!

1- Dormir bem;

2- Reeducação alimentar;

3- Escolha de alimentos funcionais;

4- Praticar atividade física;

5- Equilíbrio emocional.

O segredo para uma dieta não é mistério, está em como condicionamos a nossa mente. Perder peso é simples, mas simples não é sinônimo de fácil. Uma rotina saudável exige coragem e disciplina para perseverar.

Não há uma relação comprovada de problemas psicológicos com a obesidade, mas há da obesidade com problemas psicológicos. Quanto maior o nível de obesidade, maiores os níveis dos sintomas psíquicos. Bem como a ansiedade não é um problema psicológico, em dose equilibrada, funciona como sistema de alarme do cérebro, acionando o mecanismo de “luta ou fuga” nos colocando em estado de prontidão para uma resposta motora, uma ação, que vem de uma leitura de cenário, planejamento e execução.

Mas se o nível de ansiedade se elevar em demasia, vira patologia. A pessoa paralisa e tem sintomas físicos desagradáveis, como: náusea, sudorese, tontura, taquicardia, formigamento, despersonalização.

A terapia pode ajudar pessoas com sobrepeso ou mesmo obesidade mórbida. Trabalhando o autoconhecimento, a autoimagem e a autoestima. Essa tríade terapêutica é essencial para o primeiro passo, que pode ser uma nova dieta, em direção a conquistas de saúde e equilíbrio emocional.

A estratégia para o emagrecimento é saber usar a ansiedade, como uma ferramenta a favor. Já que ela é benéfica e essencial para a nossa sobrevivência e pode promover bem estar. Prática de exercícios físicos, juntamente com o acompanhamento nutricional e a psicoterapia, podem ser considerados importantes instrumentos no combate à obesidade e patologias associadas.

Uma boa dieta começa com o condicionamento da mente, evitando exageros alimentares, equilibrando as emoções, utilizando a ansiedade para ocupar o tempo produzindo e, através de exercícios físicos, queimar as calorias além, objetivar toda esse energia que advém de estímulos ansiogênicos e estressores do dia a dia. Descarregar toda essa força que nos habita em atividades que geram bem estar através da liberação de neurotransmissores como dopamina, serotonina e gaba.

Mesmo quando há marcadores genéticos fortes, que contribuem para o aumento de peso, os hábitos saudáveis incutidos na rotina com disciplina farão seu corpo não só ficar, mas parecer saudável.

Últimas