Sport Life 5 dicas para ficar longe das lesões durante a corrida

5 dicas para ficar longe das lesões durante a corrida

Muito comuns, mas fáceis de serem evitadas: Saiba o que fazer para evitar sofrer com as lesões que acompanham a corrida

Sport Life
Getty Images

Getty Images

Sport Life

Apesar de ser um esporte muito prazeroso e com uma lista imensa de benefícios à saúde, a corrida também pode ser acompanhada de lesões. Essa atividade física está ligada ao impacto repetitivo ou desajustes posturais que podem nos machucar.

Mesmo sendo bem comuns, é possível ficar livre das lesões. Separamos 5 dicas que vão ajudar na prevenção e para que o problema não atrapalhe seu progresso na atividade.

1) A parte posterior da coxa e as articulações do joelho são as que mais sofrem com a corrida. Por isso, para evitar lesões, é preciso que o atleta faça um trabalho de fortalecimento dessas regiões com o auxílio da musculação. O mau alinhamento dos membros inferiores, a fraqueza muscular e a pouca flexibilidade são responsáveis por mais de metade das lesões em corredores.

2) Invista em treinos em rampas, na hidromassagem e na massagem, que ajudam a relaxar a musculatura.

3) Preocupe-se, também, com o alongamento, que deve ser feito sempre após o aquecimento e depois dos treinos.

4) Respeitar os dias de descanso é fundamental. É no período de repouso que o corpo assimila o exercício, além de trabalhar para regenerar musculatura e articulações, tornando-as mais resistentes às lesões.

5) Repouso depende do tipo e da intensidade de treinamento semanal, mas pelo menos um dia da semana deve ser para descansar o corpo. Isso ajuda a evitar sobrecargas aos músculos, ossos e tendões. Pois lembre-se de que o excesso pode ser seu grande inimigo.

A esteira gera um impacto menor se comparado ao ato de correr na rua. Ou seja, se você está se recuperando de lesão ou sentindo que esse impacto pode estar te aproximando dela, busque essa alternativa.

Para finalizar os conselhos contra as lesões, nunca aumente muito o volume de treinos e também escolha um calçado adequado.

Últimas