Sport Life 5 dicas para aproveitar a chegada do outono e se exercitar

5 dicas para aproveitar a chegada do outono e se exercitar

Às 6h38 de hoje, dia 20 de março, o outono começou! Aproveite o tempo mais ameno para praticar atividades físicas e emagrecer mais

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Parece que a nossa vontade de fazer atividades físicas está relacionada com o termômetro: quanto menor a temperatura, a disposição de se mover também cai. Mas, aproveitar o outono para pegar firme tem suas vantagens!

Se por um lado a vontade de ficar na cama é maior, por outro, a queima de energia aumenta! Pois, em épocas mais frias, como outono e no inverno, nosso organismo precisa de mais energia para se manter aquecido. Além disso, as atividades oferecem menos riscos à saúde em épocas frias e ainda tornam tornam o coração menos vulnerável a doenças crônicas não transmissíveis.

Todavia, nem tão são são flores como mostra Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do HCor (Hospital do Coração). “Contudo, não podemos generalizar. Pois, os resultados dependem da quantidade e da intensidade do exercício e, principalmente, de uma alimentação adequada”, alerta.

Além de pegar firme no exercício, também é importante se ligar na dieta. Nosso metabolismo precisa acelerar o funcionamento, podendo chegar a uma atividade até cinco vezes maior do que o normal. Logo, a ingestão de alimentos é reforçada para mantê-lo ativo!

Veja nossas 5 dicas para o outono!

Atenção ao horário! O ideal é escolher o horário de sol mais quente. No entanto, não necessariamente ao meio dia, mas quando o calor dos raios age e estimulando seus músculos ao exercício físico. Reforce o aquecimento. Nesta época do ano, ele precisa de atenção em dobro. Pois ele deve ser mais demorado, com o objetivo de preparar melhor nosso organismo e assim evitarmos possíveis lesões. Roupas adequadas. a maior preocupação para o exercício no frio do outono é a hipotermia (perda de calor excessiva). Verifique as condições de temperatura e do vento antes de ir e use roupas adequadas para o clima, que ofereçam também o conforto. O melhor é apostar em roupas leves de tecidos como a poliamida. Abafar o corpo com muita roupa faz eliminar sais minerais em excesso, o que não é saudável. Não pare de beber água. Apesar de suar menos no outono, o organismo necessita ser hidratado antes, durante e após os exercícios. A desidratação afeta a habilidade do corpo para regular o calor e aumenta o risco de esfriamento. Mantenha a regularidade. É difícil apontar um exercício ideal para o outono. Pois, cada pessoa possui preferência por uma determinada atividade. O ideal é que, independente da escolha, a pessoa se exercite regularmente. Por fim, vale reforçar que Caminhada, corrida, ciclismo, entre outros esportes, são ótimas opções.

Últimas