5 alimentos que vão combater o estresse

Está precisando acalmar os ânimos? Veja o que é preciso incluir na sua dieta para que o estresse seja amenizado

Sport Life
Shutterstock

Shutterstock

Sport Life

Segundo pesquisa realizada pelo International Stress Management Association (Isma – Brasil), o Brasil é o segundo país com a população mais estressada do mundo. Motivos que justificam isso não faltam. Mas, vamos olhar para frente e tentar combater isso.

Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, conta como a nossa alimentação pode ajudar a aliviar o estresse e dá 5 dicas de alimentos para isso. “Alimentos ricos em triptofano aliviam seus sintomas, pois é precursor da serotonina – neurotransmissor responsável pelo bem estar, contribuindo para a melhora do humor e aumento da disposição”, conta.

Confira a lista!

1) Aveia: Por ser rica em triptofano, a aveia, espanta o cansaço, dá a sensação de saciedade prolongada e destrói radicais livres relacionados ao estresse também favorecendo a prevenção de doenças cardíacas. Uma excelente forma de consumir esse cereal é na granola! Segundo Cyntia, é a escolha perfeita para consumir durante picos de estresse.

2) Banana: “Uma das frutas mais ricas em triptofano, o principal aminoácido precursor da serotonina, e B6”, destaca. Sua ingestão é capaz de diminuir a ansiedade e irritabilidade, relaxando a mente e ocasionando na melhora do humor. A combinação banana com aveia é sensacional quando falamos em controle do estresse e aumento de serotonina!

3) Abacate: Também é fonte de triptofano e rico em ômega 3. O abacate aumenta a imunidade, previne doenças e combate a ansiedade. “O fruto possui uma boa gordura, capaz de auxiliar em diversas disfunções mentais. Mas cuidado com os excessos, pois é uma fruta bastante calórica e não deve ser consumida livremente”, comunica.

4) Frutas cítricas e vermelhas: Laranja, tangerina, morango, as berries e outras frutas ricas em vitamina C e antioxidantes mantém os níveis de cortisol controlados e fortalecem o sistema imunológico. “Como o cortisol é um hormônio fortemente liberado durante os picos de estresse, é preciso algo que ajuste seus níveis e as frutas contribuem grandemente para isso”, descreve.

5) Folhas verde escura: Verduras escuras como espinafre, couve e brócolis são ricos em ácido fólico, contendo componentes que diminuem a ansiedade e estimulam o bom funcionamento das células. “Seu consumo ao menos três vezes na semana é capaz de ajudar com o quadro de estresse”, recomenda.

Contudo, a especialista destaca que esses alimentos devem ser incluídos na rotina, assim como exercícios físicos, consumo adequado de água, períodos adequados de sono e sol. “Não adianta recorrer a esses produtos após os picos de estresse, é necessário seu controle para uma vida saudável”, finaliza.

Últimas