Sport Life 3 exercícios para equilibrar a musculatura do joelho

3 exercícios para equilibrar a musculatura do joelho

Ensinamos algumas atividades que vão deixar seus joelhos blindados contra as dores e as lesões

Sport Life
iStock.com/Getty Images

iStock.com/Getty Images

Sport Life

Você sente dores no joelho que pioram depois do treino? Essa é uma queixa comum entre os diversos praticantes de atividades físicas. No entanto, em boa parte das vezes isso se deve a desequilíbrios musculares e fica fácil de ser corrigido.

Por isso, separamos três exercícios que vão te ajudar a equilibrar os membros inferiores e, assim, evitar as lesões e dores no joelho.

1. Passada lateral » Trabalha quadríceps, glúteos, adutores e abdutores.

Com as pernas bem separadas e os pés paralelos, desloque o peso do corpo para a perna esquerda, levando o quadril para trás. A coxa deve ficar quase paralela ao chão. Troque de lado e faça também com a outra perna, alternando os lados por aproximadamente 40 segundos para fortalecer a região do joelho. Descanse 1 minuto e repita a atividade.

2. Burpee » Trabalha isquiotibiais, glúteos e quadríceps.

De pé, agache-se e toque o chão com as mãos. A partir dessa posição, lance as pernas para trás com um salto, até ficar em posição de flexão de braços. Rapidamente, leve de novo as pernas entre os braços, encolhendo-se, e repita essa sequência durante 40 segundos. E, assim como a primeira atividade para o joelho, pare por cerca de 1 minuto e repita o exercício.

3. Prancha com rolo » Trabalha abdômen e flexores do quadril.

Com a barriga para baixo, os antebraços apoiados no chão e um rolo entre as coxas, leve o corpo de trás para frente de forma que o rolo percorra toda a extensão das coxas. Repita quantas vezes você conseguir, de acordo com seu nível de treinamento: quanto mais treinado, mais faça. E, se sentir alguma dor no joelho, pare a atividade.

Uma dica importante para evitar dores no joelho é movimentar as pernas sempre, principalmente se você ficar muito tempo sentado. Evite cruzar as pernas e tente mantê-las mais esticadas (em 120 graus em vez de 90, por exemplo).

Últimas