Sport Life 11 hábitos alimentares que ajudam quem quer parar de fumar

11 hábitos alimentares que ajudam quem quer parar de fumar

Fumar é extremamente prejudicial ao organismo. Então, listamos 11 hábitos bem simples para auxiliar quem quer parar com esse vício

Sport Life
Pixabay

Pixabay

Sport Life

Ainda existem pelo menos 1 bilhão de fumantes em todo o planeta. Essas pessoas enfrentam diversos problemas, como as doenças cardiovasculares um risco dobrado de ficarem cegas, por exemplo. Caso você seja mais um que ajude nesse número, ou conheça alguém que é, elaboramos uma lista com 11 hábitos que vão te ajudar a perder esse vício.

1 Evite dietas. Basta escolher um cardápio que possa manter pelo resto da sua vida, contendo alimentos que lhe agradam.

2. Siga um cardápio que inclua “prazeres saudáveis”. Inclua  alimentos saborosos e saudáveis, como frutas tropicais, vegetais, comida japonesa ou cozinha mediterrânea, com poucas calorias e muito saborosa.

3. Alimentos naturais ricos em antioxidantes. O cigarro é fonte de radicais livres, que por anos “roubaram” de você vitaminas e minerais antioxidantes. Comece a ingerir  alimentos naturais ricos em antioxidantes, como frutas, vegetais, castanhas, peixes, carnes magras, verduras etc.

4.  Torne-se um ser “verde”. Os vegetais contêm fitoquímicos com propriedades antioxidantes, que ajudam a remover e reparar os danos que os radicais livres produzem nos órgãos e tecidos.

5.  Evite comidas muito elaboradas ou prontas. Elas fornecem mais calorias do que as caseiras e não são tão ricas em vitaminas e minerais.

6. Beba com moderação. Não cometa o erro de trocar um vício por outro. A melhor bebida é o vinho tinto, que contém flavonóides antioxidantes que ajudam a reparar os danos que o cigarro possa ter causado nos tecidos.

7.  Beba bastante água por dia, de dois a três litros. Lembre-se de que seu corpo precisa da água para eliminar as toxinas acumuladas e evitar a desidratação. Se você faz atividade física, redobre a atenção com esse hábito.

8.  Fuja de alimentos gordurosos. Especialmente carnes vermelhas, produtos industrializados, molhos e comidas preparadas com óleo (manteiga, gordura etc). Aposte nas gorduras saudáveis, benéficas para o seu organismo, como vegetais (óleos à base de sementes) e  gorduras poli-insaturadas dos peixes (ômega-3).

9. Faça  cinco refeições por dia. Não pule nenhuma, se quiser manter os níveis de glicose estáveis. Se a glicemia estiver baixa, fará você se sentir mal e debilitado.

10. Comece o dia com um bom café da manhã. Muitas pessoas só tomam uma xícara de café e já estão fumando! Mude essa rotina e passe a tomar um café da manhã de verdade, com frutas, cereais integrais e laticínios. 

11. Comida japonesa. Nosso 11 º hábito pode ser também o mais saboroso. Pois, as algas são um ingrediente básico da culinária japonesa e são muitos importantes para quem fuma, porque contêm substancias que ajudam a eliminar as toxinas que se acumulam nos tecidos, limpando a nicotina que permanece no seu corpo.

Últimas