Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Qual o tênis mais indicado para cada atividade física?

Para corrida, futebol ou trilha, sempre tem um tênis mais indicado. Confira as dicas abaixo para não prejudicar a sua saúde

Bem Estar|Do R7

A pandemia alterou a realidade e impôs grandes desafios para o dia a dia
A pandemia alterou a realidade e impôs grandes desafios para o dia a dia A pandemia alterou a realidade e impôs grandes desafios para o dia a dia

No último ano, muitas coisas mudaram não só para os brasileiros, mas para grande parte das pessoas em todo o mundo. A pandemia alterou a realidade e impôs grandes desafios para o dia a dia. Várias coisas consideradas habituais, como trabalhar e estar em casa, tornaram-se verdadeiras provas de resistência e, com isso, o estresse e o sedentarismo cresceram consideravelmente.

Tivemos que reaprender a fazer coisas simples. Além de adaptarmos nossa vida profissional e pessoal para uma rotina mais dentro de casa, também tivemos que repensar a forma de lidar com a escola on-line dos filhos, os momentos de lazer com a família e, entre outras coisas, reservar momentos do nosso dia para a prática de atividades físicas.

Contudo, agora que estamos vivendo um período de aparente volta à normalidade, com o avanço da vacinação no Brasil e no mundo, podemos considerar a volta de exercícios ao ar livre. Mas você sabe qual é o tênis mais indicado para cada atividade física? Aproveite, ao final da leitura, para garantir benefícios com o cupom Centauro e comprar o tênis certo para a sua atividade.

Tênis de corrida: leveza e conforto

Publicidade

A caminhada e a corrida são duas das atividades mais praticadas pelas pessoas ao ar livre, mas também na modalidade indoor. Além de ser um hábito saudável, muitos dos que praticam dizem ser super prazeroso e satisfatório atingir as metas estabelecidas e percorrer a trajetória proposta. Porém, muitos não se atentam aos melhores modelos de tênis para este exercício. Existem alguns pontos que devem ser observados na hora de comprar um tênis para corrida.

Além de entender qual é o seu tipo de pisada, considerar coisas como qual será a frequência da corrida e se o seu perfil é de iniciante ou profissional é muito importante. Feito isso, saber características do tênis também se faz necessário, como tamanho, peso e conforto. A regra de ouro para tênis de corrida, basicamente, é ele ser leve e confortável, porém, não se resume somente a isso. Por exemplo, para pessoas que estão acima do peso, o tênis precisará de um reforço para a base absorver melhor o impacto da pisada.

Publicidade
A caminhada e a corrida são duas das atividades mais praticadas ao ar livre
A caminhada e a corrida são duas das atividades mais praticadas ao ar livre A caminhada e a corrida são duas das atividades mais praticadas ao ar livre

Tênis de trilha: resistência e proteção

Existem tênis que são impermeáveis, ideais para trilhas
Existem tênis que são impermeáveis, ideais para trilhas Existem tênis que são impermeáveis, ideais para trilhas

Onde e como você vai usar o seu tênis é uma premissa para qualquer escolha, independentemente da modalidade ou atividade física que irá praticar. Para trilhas, isso também se aplica. Existem vários tipos de solados disponíveis no mercado e cada um deles é destinado a um tipo de terreno específico, como, por exemplo, terra seca, lama, ladrilhos, chão liso, asfalto, entre outros.

Publicidade

O material do tênis também é importante. Existem tênis que são impermeáveis, por exemplo, ideais para trilhas que envolvem solos úmidos, protegendo os pés das variações climáticas. Outros, são feitos com um sistema de ventilação semelhante aos tênis comuns que ajudam na transpiração dos pés. Há também o chamado tênis híbrido, recomendado para praticantes de corrida de aventura, mas que também serve para alguns trekkings e hikings.

Tênis de skate: sustentação e firmeza

O tênis ideal para se andar de skate vai depender do estilo da sua prática nessa modalidade. Existem modelos com sola vulcanizada, que dão uma sensibilidade maior para o skatista durante as manobras mais técnicas, tênis de sola montada, que dão mais sustentação e proteção para o skatista em movimentos mais arriscados, e tênis que são um híbrido entre os de sola vulcanizada e montada, somando o melhor dos dois mundos.

Chuteira: agilidade e rapidez

Para os apaixonados por futebol, uma chuteira adequada faz toda a diferença. Dependendo da modalidade que for fazer, seja futebol de campo de futsal ou society, a verdade é que a chuteira mais adequada para a respectiva modalidade faz toda a diferença para o desempenho do atleta.

Isso porque as travas das chuteiras são adaptadas de acordo com o tipo de solo em que a partida será disputada, sejam elas mais simples ou mais altas, mais espaçadas ou mais lisas, otimizando a experiência do jogador.

Uma chuteira adequada faz toda a diferença
Uma chuteira adequada faz toda a diferença Uma chuteira adequada faz toda a diferença

As travas de uma chuteira são como texturas e servem para dar maior aderência ao solo. Por isso, por exemplo, é um equívoco muito grande usar uma chuteira de campo ou de futsal para praticar o futebol society e vice-versa. Fique atento.

Tênis para cross training: força e energia

Essa atividade exige calçados mais fortes e resistentes aos impactos de um treino mais puxado. O seu pé é a parte do corpo que vai mais absorver esses impactos, seja ao pular com a corda naval, no levantamento de objetos pesados ou em qualquer outra movimentação durante o treino. Logo, ele precisará de um reforço para protegê-lo enquanto o fortifica para a execução de todas as atividades.

Por outro lado, você também precisará pensar em vários aspectos e especificidades do seu treino antes de comprar o seu tênis. Algumas atividades exigem tênis mais leves, outras mais robustos. Outras, tênis mais fechados e baixos ou abertos e altos. Nesse sentido, você precisará ficar atento a todas as características do calçado para que, somadas, elas possam deixar o tênis com um melhor custo benefício, afinal, estamos falando de uma das categorias mais caras do segmento.

Agora que você já sabe qual o tênis mais indicado para cada tipo de atividade física, é só escolher o modelo ideal, com a sua cara, e cuidar da saúde!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.