Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Não vive sem doces e frituras? Veja dicas para fugir do 'paladar infantil' e ter uma alimentação saudável

Especialista explicou ao R7 como as pessoas podem deixar a seletividade alimentar de lado e comer mais frutas e legumes

Bem Estar|Do R7

Nutricionista dá dicas de como deixar as frituras e doces de lado
Nutricionista dá dicas de como deixar as frituras e doces de lado Nutricionista dá dicas de como deixar as frituras e doces de lado

O "paladar infantil" é um comportamento em que os adultos evitam comer alimentos variados e nutritivos, como frutas, legumes e vegetais, e apenas desejam frituras e doces. Segundo especialistas ouvidos pela reportagem do R7, essa seletividade alimentar é muito comum, já que as pessoas são apresentadas aos alimentos industrializados desde crianças.

"O consumo de salgadinhos, sorvetes, macarrão instantâneo e fast-food se torna frequente enquanto um prato saudável de comida com cereais, grãos, legumes, frutas e salada vira raridade. O grande problema é que essa rejeição provoca perdas na variedade alimentar, já que a pessoa acaba não ingerindo alimentos com nutrientes importantes para a saúde", explicou a nutricionista Sol Meneghini.

A especialista reforçou que o adulto com esse paladar, inclusive, apresenta mais dificuldades para emagrecer ou ganhar massa muscular, já que cria uma monotonia alimentar por não experimentar comidas saudáveis.

Especialista afirmou que experimentar as comidas de várias formas diferentes pode ajudar
Especialista afirmou que experimentar as comidas de várias formas diferentes pode ajudar Especialista afirmou que experimentar as comidas de várias formas diferentes pode ajudar

Para ajudar quem tem o "paladar infantil", Sol deu algumas dicas: "Crie metas para você mesmo. Um exemplo é tentar experimentar uma nova fruta a cada semana. Misture novos ingredientes com aqueles que você já gosta. Pesquise os benefícios de cada um. Saber como aquilo pode te fazer bem talvez te motive a experimentar".

Publicidade

Além disso, a nutricionista afirmou que as pessoas devem insistir em comer bem, mesmo que em um primeiro momento elas não gostem tanto do alimento: "Prepare-o de uma nova forma e tente mais uma vez. Comece devagar. Não precisa tentar uma refeição inteiramente nova, que tal só um legume por vez?".

Escolher os sabores mais populares e suaves no começo é importante, porque as pessoas têm a tendência de preferirem o sabor da laranja do que de um caqui, por exemplo. "Diferencie formatos e apresentações. Talvez você não goste de abóbora em pedaços, mas um purê, sim. Ou não goste do sabor da cenoura cozida, mas aceite-a crua em um sanduíche. Tente!", ensinou a especialista.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.