Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Como transformar sua casa em cenário perfeito para treinar

Personal trainer dá dicas de como usar os espaços para a prática de atividades físicas

Bem Estar|Do R7

As academias estão voltando a funcionar, mas muita gente ainda não tem coragem de retornar aos treinos presenciais. Mas isso não é motivo para deixar de praticar exercícios físicos.

O personal trainer Thiago Aguiar, proprietário da academia itinerante Kombox, dá dicas de como se exercitar em casa.

Você pode até duvidar, mas a sua casa é um lugar perfeito para o seu treino. E nem é preciso gastar dinheiro com aparelhos caros e complicados.

De acordo com o personal, um colchonete já é o suficiente para alcançar ótimos resultados e manter o corpo e a saúde sempre em dia.

Publicidade

“É super possível alcançar um resultado satisfatório com atividades em casa, basta que a pessoa entenda seus limites e tenha disciplina. O primeiro passo é difícil, mas depois tudo flui”, diz Thiago.

Essa prática ainda tem muitas outras vantagens que a academia e suas aulas não oferecem. “Ter um bom planejamento e organizar a sua rotina caseira de treinos da melhor forma possível faz toda diferença”, diz Thiago. “Um dos grandes problemas de se exercitar na academia é ter que se adaptar à rotina do lugar. Afinal, com a falta de tempo, essa é uma missão praticamente impossível, não é verdade?”.

Publicidade
Thiago diz que em casa é mais fácil manter o foco
Thiago diz que em casa é mais fácil manter o foco Thiago diz que em casa é mais fácil manter o foco

Além da vantagem de não se preocupar em achar tempo em meio aos dias mais corridos no trabalho, os compromissos de última hora e as atividades dos feriados e fins de semana, Thiago destaca a facilidade de manter o foco em casa.

“A maioria do tempo de academia é gasto na lanchonete, nas conversas com os colegas ou até mesmo no Instagram ou no Whatsapp. Tudo isso tira o foco e a atenção dos seus exercícios e pode levar a um desempenho fraco ou até mesmo a uma lesão grave”. Ou seja, malhar sozinho em casa vai deixar você muito mais concentrado apenas na sua atividade física, para que possa cumpri-la do jeito certo e sem maiores distrações.

Publicidade

Aplicativos e plataformas ajudam quem quer treinar em casa

O personal indica que as pessoas interessadas em começar a se exercitar, mesmo que em casa, o primeiro passo é praticar o alongamento com exercícios funcionais, como agachamento, apoio e todos eles sem carga.

Outros exercícios que Thiago diz ser importante praticar para chegar no resultado esperado é o abdominal, agachamento, apoio, burppe e avanço. “Se a pessoa é iniciante, deve começar com os movimentos sem carga, intermediário necessita de movimentos com carga moderada e se já estiver em nível avançado a carga deve ser mais alta, e com o tempo aumente a amplitude”, lembra ele.

Sem academia? Treino de 12 minutos pode ser feito em casa

Para quem ainda está com medo de começar a praticar exercícios em casa, há vários aplicativos e videos fitness que orientam as atividades físicas de um jeito muito eficaz. Eles darão várias instruções e ensinarão como fazer corretamente cada exercício, inclusive o aquecimento e o alongamento. “É importante lembrar que deve ser feita antes de iniciar as atividades físicas, a avaliação médica para entender os limites do corpo de cada um”, sugere o personal trainer Thiago Aquiar.

Vassoura, garrafa, sofá: veja como usar objetos de casa para treinar

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.