Como escolher o melhor suplementopara seus treinos

Querendo dar um gás na malhação e não sabe qual suplemento escolher? Preparamos dicas para que você escolha o melhor suplemento, de acordo com o seu biotipo

Divulgação

Ao começar se exercitar, seja para emagrecer ou para ganhar massa muscular, algumas pessoas encontram dificuldades em atingir suas metas. Em alguns casos, por mais comprometida que esteja a pessoa com os objetivos a serem atingidos, o organismo não reage com o desempenho desenvolvido, tornando a perda de peso ou o ganho de massa muscular algo mais difícil de se conseguir. Para esses casos, existem os suplementos que ajudam nesse processo, quando indicado ou recomendado por um profissional da área da saúde.

Quando falamos de suplementação básica, devemos considerar alguns fatores relevantes. Primeiramente, o biotipo do indivíduo (ectomorfo, mesomorfo e endomorfo) que irá consumir aquele determinado suplemento deve ser considerado, pois ele definirá quais são as condições físicas que determinarão o progresso do seu objetivo. Outro fator importante é o custo. Gastar pouco ou uma fortuna com suplementação dependerá da sua meta, disciplina e organização da sua rotina para atingir o shape desejado. Não adianta comprar um suplemento caro se você não fizer o uso correto dele.

Por essas e outras, preparamos o texto abaixo com informações e dicas que te auxiliarão caso esteja pensando em agregar algum tipo de suplemento para os seus treinos. Aproveite também o cupom Netshoes e garanta treinos mais efetivos.

Entenda o seu biotipo para escolher o melhor suplemento

Uma das primeiras coisas a se fazer quando se pensa em utilizar suplementos é entender em qual biotipo o seu corpo se enquadra. Dessa forma, você alinhará melhor suas expectativas em relação às metas que pretende atingir para o desenvolvimento do seu físico.

Os ectomorfos, por exemplo, devem consumir refeições sólidas, o que pode ser uma tarefa muito difícil, já que muitas vezes precisam atingir 4, 5 ou 6 mil calorias limpas. Por isso, os suplementos hipercalóricos são uma ótima opção para refeições líquidas de altas calorias. E veja bem: não são calorias vazias, e sim calorias construtoras de massa muscular. Assim, a suplementação hipercalórica somada a outros tipos de suplementos auxiliares ajudam muito o biotipo ectomorfo.

Já o biotipo mesomorfo requer suplementos que sejam uma excelente fonte de proteína. O valor biológico do produto também deve ser levado em consideração na hora da escolha. O valor biológico nada mais é que a concentração e a constituição de aminoácidos essenciais na proteína, fundamental para melhorar seu desempenho durante os treinos, pois eles constroem massa muscular. Estudos apontam que se dividíssemos todos os aminoácidos presentes no nosso tecido muscular, 49% seriam de BCAAs ("Branched Chain Amino Acids" ou Aminoácidos de cadeia ramificada). Vale pesquisar mais e se consultar com o seu médico ou nutricionista para saber qual é o melhor suplemento nesse sentido para você.

Por fim, o endomorfo é o biotipo que anaboliza com pouca comida, porém, tem uma maior capacidade de reter líquidos. A suplementação precisa ser manipulada de forma que acelere o metabolismo do endomorfo, dê a oferta de nutrientes adequados, mas que não traga hipercalorias para ele. Esse biotipo, por natureza, consegue bater os macros diários com muita facilidade. Em todos os casos, independentemente de qual seja o seu biotipo, vale uma consulta com o seu médico, nutricionista ou outro profissional de saúde capacitado para lhe auxiliar sobre as indicações e recomendações.


Alguns dos melhores suplementos para quem está começando

 

Divulgação

Para quem está começando a ingressar no universo dos suplementos para ganhar massa muscular ou suplementos para emagrecer é normal ficar confuso no meio do vasto leque de opções, produtos e marcas. A pesquisa aprofundada sobre eles é bem útil antes de começar e, principalmente, comprar os suplementos. Abaixo, alguns dos mais indicados em casos gerais de suplementação:

O multivitamínico para atletas de média e alta performance é essencial. Ele concentra todas as vitaminas e minerais que o seu corpo necessita para ter as funções reguladas no organismo. Ou seja, tudo o que o seu organismo precisa para deixar seu corpo funcionando perfeitamente, além de manter a imunidade em dia. A creatina é outro suplemento que ajuda bastante. Ela enche suas células musculares de energia, aumentando o desempenho dos exercícios que você pratica. Diferentemente do multivitamínico, que é indicado a ser tomado perto de uma refeição, a creatina pode ser tomada em qualquer horário do seu dia.

O suplemento BCAA é outro recomendado para quem está começando. Ele é composto por 3 aminoácidos essenciais para a geração muscular: valina, leucina e isoleucina. Todos os 3 não são encontrados em nosso organismo naturalmente, por isso, precisamos consumi-los na suplementação. O BCAA vai ajudar a "cultivar" as fibras musculares do seu corpo. Por fim, temos a glutamina, um suplemento importante para deixar a sua imunidade alta. Ela previne as lesões ao passo que aumenta a geração muscular.

Agora é só escolher o que mais combina com seu biotipo, aproveitar o cupom de desconto Netshoes e se dedicar na malhação. Isso faz bem não só para o corpo, mas também para a mente.