Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caso Andressa Suita: separação pode causar alcoolismo?

Psiquiatra explica por que abusar do álcool para curar um coração partido pode não ser uma boa ideia, especialmente durante a quarentena

Bem Estar|Do R7

Após voltar às redes sociais, Andressa Suita admitiu que abusou da bebida durante semanas
Após voltar às redes sociais, Andressa Suita admitiu que abusou da bebida durante semanas Após voltar às redes sociais, Andressa Suita admitiu que abusou da bebida durante semanas

“Fiquei umas três semanas bebendo direto”. Que atire a primeira pedra quem não se identifica com a fala de Andressa Suita após uma separação. Nesta semana, a influenciadora foi às redes sociais para anunciar a retomada da rotina depois do término repentino com Gusttavo Lima e acabou confessando o momento de fossa etílica.

Mas será que o álcool é realmente o melhor remédio para curar um coração partido? Não de acordo com o psiquiatra Luiz Scocca, do Hospital das Clínicas da USP. Membro da Associação Americana da Psiquiatria, Scocca chama atenção para o aumento do consumo desenfreado da bebida alcoólica, especialmente durante a quarentena. Segundo dados do Fiocruz, só entre os meses de abril e maio houve um aumento de 18% no Brasil.

Veja também: Mansão de Gusttavo Lima vira meme após separação

“Em um primeiro instante, o consumo de bebida alcoólica realmente atua como um ansiolítico, inibe as tensões e funciona até como estimulante”, explica Scocca. “Posteriormente, o consumo chega no ponto de intoxicação, que é quando a pessoa começa a perder a noção da realidade.”

Publicidade

Mas nem toda fossa amorosa é capaz de terminar em alcoolismo. Segundo o psiquiatra, o término de relacionamento só funciona como um gatilho para a doença em caso de outras comorbidades que atuam como terreno fértil.

“Primeiro é preciso considerar a questão genética, histórico familiar e problemas de saúde mental. Assim como outras doenças de transtorno do impulso, o alcoolismo geralmente é percebido quando a pessoa é levada a uma situação mais extrema.”

Publicidade

Para Scocca, alguns sinais de alerta podem denunciar a perda de controle em relação a bebida. São eles:

- Perda de controle da quantidade de bebida alcoólica ingerida

Publicidade

- Alterações na rotina e funcionalidade (chegar atrasado no trabalho, passar mal com frequência, etc...)

- Procurar justificativas para o consumo de álcool

- Negação

“Muitas vezes, os primeiros sinais são detectados por pessoas do convívio do paciente”, explica o psiquiatra. “Geralmente, esse abuso é decorrente de outras comorbidades, como a ansiedade e a depressão.”

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.