Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Afeto em isolamento: saiba como demonstrar carinho à distância

Pedir para entregar a comida preferida do seu amigo ou enviar uma carta online são algumas dicas para lembrar dos amigos sem sair de casa 

Bem Estar|Hysa Conrado, do R7

Quem não é visto não é lembrado? Saiba como se fazer presente
Quem não é visto não é lembrado? Saiba como se fazer presente Quem não é visto não é lembrado? Saiba como se fazer presente

Se você não é do time que tem furado a quarentena para escapadinhas, certamente está vivendo um sentimento contínuo de saudade dos amigos e dos encontros. Para algumas pessoas, o distanciamento social revelou um medo de perder amizades ou de ver os vínculos afetivos se fragilizarem. A boa notícia é que há alternativas para evitar que essas relações se enfraqueçam.

O medo é legítimo, explica a psicóloga Fabiana Macena, e vem da falta de autonomia que o cenário traz para o momento de fazer escolhas. A especialista chama a atenção para o fato de que cada vez mais as pessoas interagem por dispositivos tecnológicos e abdicam de sair de casa. Quem é que nunca optou por passar horas papeando com os amigos por aplicativos de mensagens ou redes sociais? O que acontece agora, no entanto, é que não há outra alternativa.

“É o momento para refletir sobre essas mesmas interações, a maneira como construímos esses laços afetivos e a manutenção deles. O isolamento social evidencia a nossa necessidade de nos relacionar. É preciso pensar na forma como estamos nos relacionando, em como essas relações são vulneráveis, e, quando esse momento passar, ressignificar esses vínculos”, diz Macena.

Além disso, a psicóloga chama a atenção para um sentimento coletivo de insegurança que impacta também as relações. “O primeiro passo é admitir que está se sentindo inseguro, a partir dessa tomada de consciência fica mais fácil entender a si mesmo, seus processos e o que é possível fazer no cotidiano”, explica. 

Publicidade

Como fazer um carinho à distância

Uma chamada de vídeo nem sempre vai animar a outra pessoa, por isso é importante pensar em alternativas possíveis a partir do uso da tecnologia. “Pode ser uma ligação, desde que não seja mais uma forma de se sentir pressionado a resolver assuntos pendentes, às vezes a voz da outra pessoa nos acalma. Também é válido trocar textos relatando o que está sentindo. Cada um com a ferramenta que mais se sentir à vontade e confortável”, explica a psicóloga.

Confira algumas dicas de como demonstrar afeto para quem está longe, usando alternativas online:

Publicidade

- Usar os aplicativos de entrega para mandar a comida favorito do amigo

Já que não é possível sair para jantar juntos ou saborear um aperitivo no happy hour, há a opção dos aplicativos de delivery. Peça para entregar o prato de preferência do seu amigo, inclua uma sobremesa e uma bebida. Prontinho, um gesto de carinho e preocupação que ainda vai deixá-lo de barriga cheia.

Publicidade

- Comprar presentes online e mandar entregar na casa do amigo

Nada como ser surpreendido com um presente. Vale dar livros, canecas ou algo que seu amigo goste muito. Não precisa custar uma fortuna, a intenção é demonstrar que ele continua lembrado por você.

- Assistir a séries e filmes juntos, cada um em sua casa

Sabe aquela indicação que você ficou de assistir, mas nunca teve tempo? É possível fazer isso junto com os amigos, sem precisar furar o isolamento. É só baixar a extensão Netflix Party para o navegador Google Chrome, depois clicar no ícone “NP” e compartilhar o link gerado com a sua galera para que todos acompanhem à mesma exibição.

- Enviar cartas pela internet

Se você é fã dos textões e longas mensagens, dá para fazer isso também à moda antiga. É só pensar naquelas palavras de carinho e, através do site dos Correios, escrever uma carta e enviar para o destino que desejar. As cartas postadas online têm os mesmos prazos de entrega de cartas registradas nas agências e você não precisa sair de casa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.