Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

A importância do exercício físico em temposde isolamento social

Veja nossas dicas para a prática de esportes em diversos espaços, para manter o corpo em movimento e a cabeça no lugar

Bem Estar|Do R7

Não é porque estamos vivendo um momento especial que exige dedicação a um confinamento social que não podemos praticar esportes dentro de casa. Sim, isso mesmo: praticar esportes dentro de casa. Seja num espaço reduzido, ou se você conta com uma área externa que possa facilitar a prática das atividades físicas, manter o corpo em movimento faz bem não só para a saúde, mas também para a mente.

Assim, escolher qual esporte praticar demanda não só uma criatividade, já que estamos falando de espaços reduzidos e nem sempre adaptados, mas também que você conte com equipamentos e, sobretudo, calçados adequados para lhe ajudar nessa missão. E escolher um tênis para praticar atividades físicas não é uma tarefa tão simples quanto parece.

Muitas pessoas, acredite se quiser, escolhem um tênis para essa finalidade levando em consideração apenas o seu gosto pessoal em relação ao modelo, sem levar em conta as funcionalidades do calçado para cada ocasião.

Por isso, separamos para você uma lista que une o tênis mais apropriado para cada tipo de atividade física, bem como o que você pode usar no que se refere a equipamentos alternativos para manter seu corpo em forma e a saúde mental em dia durante esse período de quarentena e isolamento social. Aproveite o cupom Adidas em calçados, roupas e acessórios para cuidar da saúde e economizar.

Publicidade

Para esportes em lugares mais amplos

Se você conta com um espaço externo e uma área ampla para praticar esportes mais pesados, aposte nas atividades ao ar livre. Neste caso, você vai precisar muito mais de um calçado adequado para realizar corridas mais agressivas ou qualquer outra atividade que seja mais intensa. Caso disponha de um campinho de futebol na sua residência, ou até mesmo um quintal amplo, por exemplo, uma chuteira de campo seria mais recomendável.

Publicidade

Assim, opte por modelos de tênis que proporcionem uma boa performance, sobretudo, no que diz respeito à absorção de impacto. Isso protege não só os seus pés como também as articulações do joelho. E já que você está bem protegido, por que não incrementar o seu treino com polichinelos, atividades aeróbicas ou, até mesmo, pular corda? Tudo vale a pena para criar uma rotina mais saudável. Há também a possibilidade de fazer atividades mais rebuscadas, como parkour, se o espaço que você dispõe for realmente grande e com objetos que possibilitem essa prática. Mas cuidado, o parkour exige resistência e força física. Realize essa prática só se você já tem alguma experiência.

Para todas essas hipóteses descritas acima, opte por um tênis esportivo que possua um amortecimento maior e mais sofisticado que o convencional. Não compre tênis com molas muito separadas, pois elas podem causar acidentes para esse tipo de prática esportiva. Além disso, conhecer a maneira como você pisa no chão, se é pronada, supinada ou neutra, é fundamental para comprar um tênis mais apropriado, seja qual for a atividade.

Publicidade

Para atividades em ambientes com espaço regular

Você não tem uma área externa, mas ainda assim conta com um bom espaço dentro de casa? Neste caso, você pode apostar em atividades que trabalhem não só a força muscular, como também ainda dá para fazer alguma atividade aeróbica. Essa combinação é a chave perfeita para a saúde do corpo.

Para esses casos, atividades moderadas são mais indicadas, como crossfit, corrida estacionária, polichinelos, ginástica ou musculação. Para esses tipos de atividades físicas, o recomendado é que você opte por tênis que lhe garantam mais estabilidade, conforto e segurança. Modelos desenvolvidos com nylon ou couro são apropriados para essas práticas.

Além disso, se a ideia é colocar a camisa para suar, lembre-se que seu pé também transpira. Por isso, opte por um modelo de tênis que seja arejado, com o cabedal, ou seja, a parte de cima do calçado, feita com uma malha que permita que seu pé respire.

Escolhido o modelo, agora é só partir para o ataque, quer dizer, para o esporte!

Em pé, sentado ou deitado: mexa-se!

Estar passando pelo isolamento social em um espaço menor não é uma desculpa para não se exercitar. Acredite se quiser, é possível até correr dentro de um apartamento pequeno. Se você tem um pouco mais de espaço, pode aproveitar para realizar atividades deitado ou utilizando alguns móveis que você já tem a seu favor, como cadeiras, sofás e, até mesmo, paredes e janelas. Se o tamanho de sua casa não lhe favorece uma atividade que exija mais espaço, aposte em exercícios que você possa realizar em pé, ou mesmo sentado, seja no sofá ou na cadeira da mesa das refeições.

Com o corpo em movimento em qualquer lugar

Separamos para você algumas opções de atividades sentado, deitado ou em pé.

Você pode começar sentado. Movimente seus braços, e para isso, se você não tiver pesinhos, utilize garrafas pet de 600 ml com água, que são mais confortáveis para segurar. Faça exercícios levantando-as e também com movimentos laterais.

Faça abdominais. Existem diversos tipos de abdominais que podem ser feitos em uma cadeira. Você pode começar com um mais simples, até ganhar tônus muscular no abdômen. Sentado, com as pernas esticadas fechadas, paralelas, traga-as em direção ao peito, em movimentos suaves, mas firmes. Se precisar de uma ajudinha, incline o corpo um pouco para trás. Faça também abdominais laterais, jogando o corpo para direita e para a esquerda.

Se puder se deitar, aproveite para fazer não só abdominais, mas também exercícios para as pernas, elevando-as. Para a lombar, você pode fazer pranchas, e para os braços, flexões. Agora, a melhor parte é que todos esses exercícios não exigem muito equipamento, basta uma roupa confortável e que lhe permita realizar os movimentos de forma ampla.

Quanto ao calçado, lembre-se de usar algo que seja adequado, o que manda é o conforto, podendo ser um tênis que você já utilizava para a prática de esportes na academia ou mesmo para caminhadas.

Se você prefere se exercitar em pé, pode arriscar uma corrida estacionária. Neste caso, é muito importante que opte por um modelo de tênis com amortecedor, como comentamos acima. Como atividade para os braços, você pode "empurrar" a parede. Com os braços esticados e o corpo inclinado, utilize seu peso e pressione-o contra a parede.

Ufa! Já temos atividades para deixar o corpo em forma e arejar a cabeça, não é mesmo? O que importa é se movimentar. Mesmo em casa, não dá pra ficar parado!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.