Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Yoga facial: saiba como cuidar do rosto sem harmonização e skincare

Assim como o corpo, musculatura da face também precisa de exercícios específicos para combater o envelhecimento 

Beleza|Do R7

Fonoaudióloga, Alê Scavone criou método para exercitar os 57 músculos do rosto
Fonoaudióloga, Alê Scavone criou método para exercitar os 57 músculos do rosto Fonoaudióloga, Alê Scavone criou método para exercitar os 57 músculos do rosto

Não é novidade que a pandemia concentrou nossos esforços estéticos na área do rosto – os amantes da harmonização facial que o digam. Mas existem outros métodos menos invasivos para evitar o envelhecimento e que não envolvem uma tonelada de produtos para skincare: um deles é a yoga facial, que trabalha somente com os músculos do rosto e pescoço e promete acabar com a indesejada papada e linhas de expressão.

A fonoaudióloga Alê Scavone, criadora do método MASC Facial, explica que os 57 músculos do rosto também devem ser exercitados, assim como os do corpo. “Quem não faz exercício físico, ou para de fazer por um período, fica com os músculos atrofiados. O mesmo ocorre com a musculatura da face”, explica ela, que é responsável por desenvolver mais de 70 exercícios para a musculatura do rosto e autora do livro Mudança de Vida Facial com Yoga Facial e Dicas para o seu Bem-Estar.

“É uma série de movimentos pensados em conjunto com a respiração e maneiras de trabalhar a área sem enrugar a pele. Como os músculos são muito menores do que os do corpo, emprega-se menos tempo para conseguir a firmeza e o tônus desejados.”

No vídeo abaixo, a fonoaudióloga mostra como se livrar da papada com exercícios faciais.

Publicidade

Embora tenha criado um programa de 7 semanas, a especialista diz que 28 dias são suficientes para notar a diferença no rosto.

“Cada região tem exercícios específicos, com quantidades de séries e segundos diferentes, pois cada músculo tem a sua própria necessidade”, explica. “Então, se a pessoa realiza menos do que o recomendado, não terá benefícios. E, se realiza mais do que o recomendado, terá fadiga muscular."

Antes e depois: Luísa Sonza teve mudança drástica na aparência

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.