Dermatologista faz alerta sobre truque de beleza da cantora Perlla
Fotos de Reprodução/InstagramPerlla virou assunto nas redes sociais depois que dividiu um truque de beleza inusitado. A cantora substituiu o pó translúcido facial por amido de milho. A famosa mostrou a maquiagem aos seguidores e disse ter aprovado o resultado: "Estou boba, mesmo. A pele não fica pesada. Apaixonada".
A dica de Perlla, porém, dividiu opiniões e trouxe à tona dúvidas sobre os malefícios que o produto pode causar à pele. A dermatologista Jéssica Vianna Starek, membro da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), alerta sobre os riscos de usar produtos culinários como maquiagem.
"O amido de milho culinário não é recomendado para aplicação rotineira na pele. Não existem estudos que avaliem sua segurança a longo prazo", afirma a médica. "Seu uso constante altera a hidratação natural da pele, podendo causar ressecamento", completa.
A dermatologista explica que o amido de milho pode causar irritação, além de dermatite de contato, deixando a pele com vermelhidão, descamação e coceira.
"Sabe-se que o amido de milho é encontrado na composição de alguns cosméticos, porém ele passa por vários processos, sendo diferente do amido de milho encontrado nos mercados, que é utilizado na culinária", acrescenta.
Jéssica também ressalta que, além do amido de milho, métodos caseiros de beleza no geral — como o uso de óleo de coco, mel, abacate — não são recomendados. "O óleo de coco de cozinha, em sua forma pura, pode deixar os fios rígidos e um aspecto pesado", exemplifica.
"Alimentos são feitos para ser consumidos como alimentos, e não para ser aplicados na pele ou nos cabelos. Existem vários produtos (pós de maquiagem, protetor solar em pó) com excelente custo-benefício e que são estudados antes de ser colocados no mercado, portanto são mais seguros e trazem mais benefícios", finaliza.