Resumindo a Notícia
- Pintar o rosto para a Copa do Mundo pode ser muito legal, mas exige atenção
- A médica especialista em estética Fernanda Nichelle deu dicas, orientações e contraindicações
- É preciso ter cuidado com os produtos comprados e sempre testar tudo antes de usar
- Também é preciso usar hidratante e filtro solar antes de passar tintas, makes e glitter
Pintar o rosto para torcer na Copa do Mundo exige alguns cuidados
REUTERS/Kim Hong-JiEntrar no clima da Copa do Mundo pode ir muito além de montar um look especial. Muita gente gosta também de usar as cores da bandeira do Brasil no rosto, com maquiagem, tintas ou até glitter.
Se você também quer pintar a pele para torcer, vale ressaltar que é preciso tomar alguns cuidados para que o visual temático não lhe traga problemas de saúde.
O R7 conversou com a médica especialista em estética Fernanda Nichelle para buscar dicas, orientações e também contraindicações na hora de passar esses produtos na pele.
O primeiro conselho da profissional é experimentar um pouco dos produtos antes do dia em que for realmente usá-los.
"Sempre sugiro fazer um teste com o produto em uma pequena área, pode ser no antebraço ou atrás das orelhas. Observar por 24 horas e, se não houver nenhuma reação, as chances de ter uma alergia diminuem", explicou ela.
Dá para se precaver até antes disso, na hora de fazer suas compras. A médica explica o que o consumidor deve procurar ao escolher os itens: "Sempre optar por produtos hipoalergênicos, dermatologicamente testados e aprovados pela Anvisa".
O uso de produtos que fujam dessas especificações pode trazer problemas sérios, alertou a especialista: "Podem conter ativos alérgenos e causar danos à pele, como irritações, coceira, ardência e até mesmo queimaduras".
Para ficar ainda mais fácil escapar de "furadas" na hora das compras, Fernanda diz que é bom evitar qualquer produto que tenha "ativos à base de ácido e com substâncias desconhecidas".
Visual não é indicado a todas as pessoas
Crianças e idosos precisam de ainda mais cuidado para pintar a pele
REUTERS/Kai PfaffenbachA médica Fernanda Nichelle também reforçou que torcer com o rosto pintado não é indicado para qualquer um. Os mais jovens e os mais velhos podem participar da festa, mas com cautela.
"Crianças e idosos tendem a ter a pele mais sensível, logo ela reage mais. Eles precisam de maior cuidado", avisou a profissional.
Além disso, Fernanda aconselhou pesssoas que tenham histórico de problemas de pele e alergias a não passar nada sem orientação de um profissional.
Proteção antes e depois
Produtos como hidratante e filtro solar são essenciais antes da pintura no rosto
REUTERS/Kai PfaffenbachPara minimizar ainda mais os riscos, a médica orientou o jeito correto de aplicar pinturas.
O ideal, segundo ela, é que um hidratante seja passado no rosto antes da aplicação dos produtos: "Dessa forma poderá ser criada uma 'barreira' entre a pele e a tinta".
A médica acrescentou mais um passo de proteção também bastante importante: "Sempre oriento o uso de filtro solar, que é primordial, e não esquecer de reaplicar, pois esses produtos geralmente não oferecem nenhuma proteção contra os raios UV".
Com o suor, as tintas, maquiagens e glitter podem ser reaplicados ao longo do dia, caso seja necessário, desde que a pessoa não tenha apresentado nenhuma reação, esclareceu a profissional.
Depois da festa, a retirada dos produtos também deve ser feita de um jeito específico, com itens como sabonetes higienizantes sem sabão, chamados de syndets, que são menos agressivos para o corpo, e água micelar: "São usados com menores chances de danos a pele", finalizou a especialista.
Anotou todas as dicas? Agora é caprichar no visual com todos os cuidados e torcer pelo hexa.