Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Skincare labial: saiba como manter a pele da boca saudável nos dias mais frios e secos

Pelinhas soltas, vermelhidão, ressecamento mais intenso e rugas são sinais de que a região requer atenção; cuidado deve ser diário

Beleza|Do R7

Cuidados com os lábios devem ser diários, afirma especialista
Cuidados com os lábios devem ser diários, afirma especialista Cuidados com os lábios devem ser diários, afirma especialista

Os lábios merecem atenção especial quando o assunto são os cuidados com a pele — o famoso skincare, que se popularizou nos últimos anos. Durante o outono e o inverno, a precaução deve ser ainda maior, destaca a dermatologista Manu Jorge, de Catanduva, no interior de São Paulo.

"Por ser uma região muito fina e delicada, ela merece cuidados expeciais. Além disso, por ficar o tempo todo exposta, está bem suscetível a mudanças climáticas", afirma a especialista.

"Este período, muito seco, intensifica a falta de hidratação. Então, é preciso tomar bastante água e vale a pena investir em hidratantes labiais com óleo ou manteiga de karité, que tem ação regeneradora", completa.

Pelinhas soltas, vermelhidão, ressecamento mais intenso e rugas ao redor do contorno labial são alguns dos sintomas de que a pele da boca não está saudável, segundo Manu.

Publicidade

Fator de proteção solar 30 e esfoliação

Ainda de acordo com a médica, alguns elementos essenciais garantem que a rotina de cuidado com os lábios seja feita com qualidade, como o FPS (fator de proteção solar) com índice mínimo de 30.

"O lipcare [cuidado labial] deve ser feito diariamente, assim como o do rosto. Pela manhã, com produtos que tenham FPS 30. Mas isso varia de pessoa para pessoa. O período da noite é oportuno para usar hidratantes mais oleosos, que podem ser incômodos durante o dia", afirma.

Publicidade

Além disso, a dermatologista recomenda a esfoliação a cada dez dias. O método elimina células mortas, limpa e hidrata os lábios. "O esfoliante deve ter grânulos mais finos do que os utilizados em outras partes do rosto, porque essa região é mais sensível", reitera. "O ideal é fazer movimentos circulares e bem delicados por no máximo um minuto", descreve.

Utilizar produtos hidratantes que contenham vitaminas e antioxidantes também é fundamental. Por outro lado, ela contraindica batons e outros itens vencidos. "É importante ver se a validade está adequada", lembra.

Publicidade

O benefício do ácido hialurônico

Para quem sofre muito com lábios secos, a orientação é evitar usar batons mate, pois eles intensificam o ressecamento, e apostar em hidratantes que tenham ácido hialurônico em sua composição. "Diferentemente do preenchedor injetável, o tópico [aplicado diretamente na pele] não faz volume, mas tem o poder de hidratar os lábios", explica.

"Temos uma gama enorme de produtos no mercado dedicados ao lipcare. Então, se a pessoa tiver qualquer dúvida, deve fazer uma consulta com dermatologista para saber quais os mais adequados para ela", finaliza.

Leia também

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.