Beleza Skincare labial: saiba como manter a pele da boca saudável nos dias mais frios e secos

Skincare labial: saiba como manter a pele da boca saudável nos dias mais frios e secos

Pelinhas soltas, vermelhidão, ressecamento mais intenso e rugas são sinais de que a região requer atenção; cuidado deve ser diário

  • Beleza | Do R7

Cuidados com os lábios devem ser diários, afirma especialista

Cuidados com os lábios devem ser diários, afirma especialista

Freepik

Os lábios merecem atenção especial quando o assunto são os cuidados com a pele — o famoso skincare, que se popularizou nos últimos anos. Durante o outono e o inverno, a precaução deve ser ainda maior, destaca a dermatologista Manu Jorge, de Catanduva, no interior de São Paulo.

"Por ser uma região muito fina e delicada, ela merece cuidados expeciais. Além disso, por ficar o tempo todo exposta, está bem suscetível a mudanças climáticas", afirma a especialista.

"Este período, muito seco, intensifica a falta de hidratação. Então, é preciso tomar bastante água e vale a pena investir em hidratantes labiais com óleo ou manteiga de karité, que tem ação regeneradora", completa.

Pelinhas soltas, vermelhidão, ressecamento mais intenso e rugas ao redor do contorno labial são alguns dos sintomas de que a pele da boca não está saudável, segundo Manu.

Fator de proteção solar 30 e esfoliação

Ainda de acordo com a médica, alguns elementos essenciais garantem que a rotina de cuidado com os lábios seja feita com qualidade, como o FPS (fator de proteção solar) com índice mínimo de 30.

"O lipcare [cuidado labial] deve ser feito diariamente, assim como o do rosto. Pela manhã, com produtos que tenham FPS 30. Mas isso varia de pessoa para pessoa. O período da noite é oportuno para usar hidratantes mais oleosos, que podem ser incômodos durante o dia", afirma.

Além disso, a dermatologista recomenda a esfoliação a cada dez dias. O método elimina células mortas, limpa e hidrata os lábios. "O esfoliante deve ter grânulos mais finos do que os utilizados em outras partes do rosto, porque essa região é mais sensível", reitera. "O ideal é fazer movimentos circulares e bem delicados por no máximo um minuto", descreve.

Utilizar produtos hidratantes que contenham vitaminas e antioxidantes também é fundamental. Por outro lado, ela contraindica batons e outros itens vencidos. "É importante ver se a validade está adequada", lembra.

O benefício do ácido hialurônico

Para quem sofre muito com lábios secos, a orientação é evitar usar batons mate, pois eles intensificam o ressecamento, e apostar em hidratantes que tenham ácido hialurônico em sua composição. "Diferentemente do preenchedor injetável, o tópico [aplicado diretamente na pele] não faz volume, mas tem o poder de hidratar os lábios", explica.

"Temos uma gama enorme de produtos no mercado dedicados ao lipcare. Então, se a pessoa tiver qualquer dúvida, deve fazer uma consulta com dermatologista para saber quais os mais adequados para ela", finaliza.

Últimas