Efeito cumulativo do sol resulta em envelhecimento precoce no rosto
ReproduçãoMateus Carrieri é o participante mais velho da 12ª edição de A Fazenda. Aos 53 anos, o peão virou alvo de brincadeiras entre os colegas e chegou a pedir apoio de aposentados e pensionistas para permanecer no reality. Bronzeado e preocupado com a aparência, foi justamente os efeitos do sol no peão que chamou a atenção de telespectadores. Em cada formação de roça, ele ostenta uma pele cada vez mais queimada.
Mateus costuma ficar exposto ao sol sem proteção
Reprodução/PlayPlusOs raios ultravioleta são os principais responsáveis pelo aumento das rugas, manchas, flacidez e até o perigo do câncer. Bolhas, insolação e queimaduras também surgem quando há excesso de sol. Para Daniel Coimbra, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o foco deve ser a prevenção – e o inesquecível protetor solar.
“No caso do Mateus, o que ocorre é o efeito cumulativo, um dos maiores vilões do envelhecimento. Quanto maior a exposição, maiores os efeitos.” Segundo o dermatologista, as consequências mais comuns, como produção de manchas, destruição do colágeno e formação de células cancerígenas, são facilmente reparadas durante a juventude.
Segundo o dermatologista, chega um momento em que o corpo não consegue mais fazer reparos como antes. “Aí acontecem os efeitos mais severos, como rugas, pele opaca, e câncer de pele", explica.
O bom e velho protetor solar ainda é o principal escudo, mesmo dentro de casa. “São vários tipos de radiação que estamos expostos ao longo do dia, mesmo em frente à tela do notebook e celular, por exemplo.”
Já em relação ao envelhecimento precoce, Coimbra explica que a exposição excessiva ao sol muda o fototipo da pele com o passar dos anos, tornando-a mais sensível. “No consultório existem tratamentos contra o envelhecimento, como as tecnologias a laser. O problema é que peles como a dele, que se expuseram muito ao sol, absorvem a energia do laser e podem manchar .”
Para quem já sofre com os efeitos da exposição excessiva, o dermatologista indica uma rotina intensa de hidratação e foto proteção da pele. “A gente não consegue voltar atrás o que já se expôs, mas consegue melhorar daqui para frente”, explica Daniel. “Não é só protetor para ir para a praia, a gente tem que lembrar que luz visível e outros tipos de radiação também envelhecem.”
Lipo, silicone e rinoplastia: veja as plásticas dos peões de A Fazenda